
Entenda porque as empresas apostam cada vez mais em gestão de telecom

A gestão de telecom cresce no mercado como uma solução para vários problemas relacionados ao setor de telecomunicações. Comumente, a Anatel registra queixas de cobranças indevidas e dificuldade dos usuários em entender as faturas de serviço das operadoras de telefonia, Internet e TV por assinatura.
Além desses, os usuários sofrem com contas que chegam mesmo após o cancelamento, serviços adicionais que não foram contratados, demora para atendimento e resolução de problemas, diferenças nos valores cobrados aos clientes de mesmo perfil ou que usufruem do mesmo serviço e falta de informações nas faturas.
Mesmo após a implementação do Regulamento Geral dos Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações, que melhorou esse cenário com medidas que obrigam as empresas a detalharem a fatura e fornecerem o histórico de consumo aos seus clientes, a gestão de telecom aparece como a opção mais eficiente para esse controle.
Confira os benefícios desse serviço e como escolher o parceiro de negócios ideal!
Quais os benefícios da gestão de telecom?
A gestão de telecom pode ser implementada por meio de estratégias e planos de ação que:
- otimizam recursos de telecomunicações;
- orientam pessoas quanto às melhores práticas no uso de serviços;
- estruturam um controle mais efetivo em relação aos custos gerados pelo setor no ambiente organizacional.
Algumas pesquisas apontam que a gestão de telecom atua efetivamente na redução dos problemas relacionados ao setor. São cobranças indevidas de serviços, falta de informações e descaso no atendimento que fazem com que o serviço seja cada vez mais procurado pelas empresas. Veja como essa otimização acontece, nos tópicos a seguir.
Redução de custos
Muitos empreendedores tendem a priorizar a redução de custos relacionando-a aos processos de produção: otimizam a compra de insumos e matérias-primas. Outros, buscam eficiência total por meio de uma infraestrutura eficaz e treinamento constante de operadores de máquinas, por exemplo.
Mas, o que eles não se dão conta é que a perda de capital também acontece em outros setores, com a má gestão de telecom, por exemplo. Não basta ter uma margem de lucro excepcional ou garantir eficiência na produção de bens e serviços quando todo esse valor, que poderia ser reinvestido no negócio é revertido em gastos de telefonia e Internet.
A gestão de telecom acontece com ações específicas:
- definição do perfil de uso da empresa que possibilita que a equipe de gestão de telecom avalie distorções, sobreposição de uso, custo demasiados e serviços contratados que não são usados, para instituir as devidas ações;
- contato em canais de atendimento;
- adequação dos planos contratados junto às operadoras;
- elaboração de um inventário de ativos com ações para otimizar o consumo dos serviços;
- realização de auditorias que identificam cobranças indevidas e outras situações irregulares, para reivindicar direitos e valores, entre outros.
Quando uma empresa terceiriza a gestão de telecom com a contratação de serviços especializados, pode contar com a expertise de profissionais que trabalham em favor dessa redução efetiva dos custos e não para melhorar os resultados de uma ou outra operadora.
É esse especialista que apontará as melhores soluções para minimizar ou eliminar perdas geradas por cobranças indevidas e contratos pouco eficientes.
Segurança
A segurança é um aspecto fundamental para garantir integridade, confidencialidade e disponibilidade à informação no ambiente corporativo. Apesar disso, muitas empresas também deixam de lado essa importância, não por falta de consciência da iminência de riscos e vulnerabilidades, mas por desconhecer ferramentas e medidas capazes de combater essas falhas.
A gestão de telecom permite um monitoramento mais eficaz do uso de equipamentos que transmitem dados, para dentro e fora da organização — o que os torna porta de entrada para essas ameaças. Por isso, ao garantir um controle mais efetivo de recursos de telefonia e Internet, a empresa se mantém mais segura.
Produtividade
Outra vantagem de uma gestão de telecom é usufruir de forma mais eficiente das funcionalidades dos equipamentos. Existem tecnologias, como sistemas de bilhetagem, que podem mapear todas as ligações feitas e recebidas no ambiente de trabalho, fazer o ranking dos canais de atendimento mais utilizados, tempo médio de atendimento, tempo de espera das ligações e identificar o uso pessoal dos telefones da empresa para controlar melhor o uso de recursos.
Conscientes dessa funcionalidade, os colaboradores evitam usar os equipamentos desnecessariamente, tornando-se menos ociosos e, consequentemente, mais produtivos.
Além disso, como cada negócio tem seu core business, com a terceirização da gestão de telecom a empresa consegue manter o foco e estabelecer ações estratégicas em setores que realmente importam para a sua lucratividade.
O que considerar ao escolher um parceiro de gestão de telecom ideal?
A descentralização da gestão garante benefícios que começam com a redução de custos e culminam com a produtividade. São ações embasadas nas necessidades específicas do negócio, para viabilizar o melhor uso dos recursos sem comprometer a disponibilidade dos equipamentos.
A atuação do prestador de serviços que gerencia o setor de telecom acontece a partir de muito planejamento, primeiramente por meio da delimitação do perfil de uso da empresa contratante.
O serviço também orientará na elaboração do inventário de telecom, um documento que descreve todos os aparelhos que compõe a infraestrutura de TIC da empresa, para programar atualizações e uma série de ações que otimizam o desempenho dos equipamentos com o intuito de reduzir o custo no uso e na sua manutenção.
Uma empresa de gestão de telecom ideal ainda poderá monitorar o mercado de fornecedores de serviços de telecomunicações, para identificar oportunidades em meio ao grande volume disponível nos dias de hoje.
Essa pesquisa é fundamental para garantir as melhores condições em contratos e negociações de serviços de telecom. A auditoria ainda fornece dados sobre as cobranças para inibir qualquer tipo de irregularidade, que devem ser combatidas para facilitar a tão almejada redução de custos corporativos.
A relação contratual é totalmente formalizada, por meio de um contrato com níveis de SLA (Service Level Agreement) adequados para atender às demandas de cada empresa e as especificidades de qualquer negócio.
Agora que você sabe como funciona a gestão de telecom e como essa implementação é importante para garantir redução de custos e produtividade, entre em contato com a Spring Telecom e veja como viabilizar esses benefícios para a sua empresa!
Para saber mais, entre em contato e agende uma conversa com nossos especialistas.
Leia Também:
Inteligência artificial e machine learning: os "must have" na telecom
iOS X Android: qual é o mais seguro?
Spring Inova ambiente de trabalho em parceria global com a WeWork
O que esperar do novo WhatsApp Business?
Dados são o novo petróleo
Como medir a sua vida
Como as máquinas aprendem a nos imitar
BYOD: A Solução que a sua empresa precisa
2050 e as inovações que vão impactar o mundo