EMM A escolha certa para uma empresa com muitos dispositivos

Quando uma empresa adota uma grande quantidade de dispositivos, ela precisa garantir que esses aparelhos sejam ferramentas operacionais que aumentem a produtividade dos colaboradores.

Na maioria das vezes, todos esses aparelhos são divididos em diversas equipes e setores, atendendo diferentes necessidades.

A diversidade de dispositivos se agrava no caso de apresentarem sistemas operacionais diferentes, tornando o processo mais complexo para gerenciá-los.

Adotar uma estratégia EMM é a melhor solução.

Mas, o que seria uma solução EMM?

EMM (Enterprise Mobility Management), que pode ser traduzida em Gerenciamento de Mobilidade Corporativa, é uma estratégia que engloba todas as ferramentas, pessoas e itens que são utilizados com e por causa dos dispositivos da empresa.

É importante lembrar que EMM se trata de uma estratégia, é dentro dele que gerenciadores como o MDM operam.

Ao gerenciar uma grande quantidade de dispositivos, os gestores devem avaliar cuidadosamente suas necessidades antes de adotar uma solução EMM.

Antes da implementação, é necessária a realização de um planejamento estratégico. Defina o que a empresa precisa, tipos de aparelhos e quais aplicativos serão utilizados, quais acessos e permissões serão liberados, quem irá utilizar e quem irá gerenciar.

Com informações em mãos, é preciso escolher entre as muitas soluções EMM no mercado. Lembrando sempre de escolher a que melhor atende às necessidades.

De forma simples, a melhor escolha é aquela que simplifica as tarefas de gerenciamento de dispositivos para as quais você tem mais dificuldade e precisa de ajuda.

Com a adoção de uma solução EMM, é possível obter diversos benefícios como:

- Automatização do gerenciamento de dispositivos:
Depois que os gestores personalizarem as configurações de EMM para atender às suas necessidades, eles podem automatizar muitas tarefas que são repetitivas e demoradas. Por exemplo, equipes de TI podem aproveitar para criar grupos de dispositivos para provisionamento, autenticação de usuários e o envio de configurações de dispositivos e políticas de segurança.
Todo esse gerenciamento pode ser feito de uma única central de controle.

- Nunca perca um dispositivo:
O EMM pode ser muito útil para controle de rotas.
Através dele, equipes podem rastrear dispositivos em tempo real. Em empresas com sistema de logística, que possuem colaboradores utilizando veículos da empresa durante o dia, é possível acompanhar todo o processo de entrega. Ajudando, inclusive, a fornecer uma experiência aprimorada ao cliente.

Além de controle de rotas, outro benefício é encontrar dispositivos perdidos, reduzindo custos e eliminando a necessidade de compra de novos aparelhos.

- Simplifique o gerenciamento de dispositivos:
Instalar, atualizar, configurar, restringir e desinstalar aplicativos remotamente e em massa é um dos benefícios oferecidos ao adotar uma estratégia EMM. Gerenciar uma grande quantidade de dispositivos sem uma plataforma central pode significar uma grande perda de produtividade das equipes.

- Restringir o uso indevido e maximizar o aproveitamento do dispositivo:
Limitar o uso indevido dos dispositivos além de uma forma de aumentar a produtividade também é um ato em prol da segurança das informações da empresa.
Ao restringir o acesso a aplicativos, os gestores garantem uma equipe mais produtiva e com menos perda de foco, além de impedir que certos aplicativos ou sites sejam acessados, diminuindo a chance de um colaborador infectar o dispositivo e colocar as informações da empresa em risco.
É preciso garantir que todos os dispositivos sejam utilizados de forma adequada para maximizar o seu uso.

Dentro de uma estratégia EMM, encontramos um conjunto de ferramentas que irão proporcionar todos esses benefícios:

- MDM: garante que as equipes se tornem mais produtivas. Separa informações pessoais e corporativas quando o colaborador opta por utilizar o próprio aparelho para o trabalho. Sua principal função é realizar o bloqueio dos dispositivos móveis.

- MAM: Controla quais aplicativos podem ser acessados por cada um dos usuários.

- MIM: Faz com que apenas os aplicativos autorizados tenham acesso às informações e consigam transmiti-las.

Como podemos notar, o objetivo do EMM não é apenas possibilitar que os usuários finais trabalhem em dispositivos móveis.

Ele também ajuda a aumentar a produtividade das equipes ao máximo.

Mesmo com os aparelhos se tornando cada vez mais intuitivos de fácil utilização, eles não oferecem ferramentas com o nível de funcionalidade necessária para o dia a dia de um negócio.

Isso sem contar o nível de segurança, que está cada vez mais em pauta devido ao aumento dos ciberataques.

Soluções de EMM oferecem também aplicativos de produtividade móvel, como o acesso a recursos da empresa como aplicativos, desktops e arquivos, permitindo produtividade e segurança dos colaboradores mesmo que fora do escritório.

Se pudermos falar de forma simples, o EMM proporciona:
- Controle e centralização de informações importantes.
- Produtividade no trabalho.
- Segurança dos dados da empresa.

Implementar essa estratégia é uma ótima opção e é aconselhável independente do tamanho da empresa.