Gestão de Mobilidade Corporativa: Entenda as diferenças entre UEM, MDM e EMM

A Gestão de Mobilidade Corporativa está relacionada ao gerenciamento dos dispositivos móveis de uma empresa. Isso inclui o controle e o monitoramento, dentro das políticas de uso e segurança, de cada dispositivo, desde a aquisição e as configurações iniciais até a entrega aos colaboradores para a execução dos processos operacionais.

UEM, MDM e EMM estão entre as principais soluções utilizadas na gestão de mobilidade corporativa. Essa prática, por sua vez, auxilia as empresas não apenas a reduzir custos, mas também permitir maior flexibilidade no modelo de trabalho.

No entanto, para aproveitar esses benefícios é importante conhecer a fundo as principais características e diferentes entre essas soluções. Para, posteriormente, optar por cada uma delas ou até mesmo as suas possíveis combinações. 

Acompanhe, a seguir, como as estratégias de UEM, MDM e EMM podem revolucionar a gestão de dispositivos da sua empresa.

O que é MDM?

MDM (Mobile Device Management) vem de uma sigla da língua inglesa que, em português, significa Gestão de Dispositivos Móveis. Dessa forma, como o próprio nome sugere, trata-se de uma ferramenta que ajuda as empresas a melhorarem os processos de gestão dos dispositivos móveis. Isso inclui tablets, laptops, smartphones etc.

Por meio do MDM, torna-se possível monitorar e gerenciar os dispositivos de forma remota. Essa particularidade proporciona flexibilidade aos gestores, uma vez que poderão fazer o gerenciamento desses dispositivos de qualquer lugar. Além disso, o MDM facilita a correção de eventuais falhas de segurança e problemas de conformidade.

Vale destacar ainda que a metodologia proporciona integração da equipe, pois os colaboradores terão acesso aos mesmos recursos para desempenhar suas diversas funções.

Além disso, a ferramenta auxilia os gestores a criarem um conjunto de regras, visando estabelecer como os usuários devem usar com segurança os dispositivos móveis da empresa. Isso pode incluir desde eventuais restrições ou permissões para instalação de aplicativos até as configurações de acesso em cada aplicativo para cada usuário.

O que é EMM?

O termo EMM (Enterprise Mobility Management), também conhecido como uma solução para o Gerenciamento de Mobilidade Corporativa, refere-se às estratégias de planejamento que integram as ações de mobilidade de uma organização.

Essas estratégias são capazes de abranger recursos e diretrizes que são utilizados por meio de dispositivos móveis nas empresas.

Dessa forma, o EMM engloba as ações que norteiam as práticas de mobilidade corporativa. Essa solução ajuda a centralizar as atividades, simplificar o gerenciamento dos dispositivos móveis e melhorar a segurança da informação nas empresas.

Com o EMM, a gestão e segurança de dispositivos móveis da sua empresa se torna mais automatizada e escalável. 

O que é UEM?

O Unified Endpoint Management (UEM), ou Gerenciamento Unificado de Terminais, é uma plataforma utilizada para o monitoramento, gerenciamento e proteção dos dispositivos utilizados pelos colaboradores da empresa. Dispositivos como desktops, smartphones, tablets etc.

Toda essa gestão é feita por meio de um único console e não depende de sistemas operacionais. Considerando essas características, pode-se dizer que o UEM otimiza a segurança dos terminais e possibilita que as equipes de TI protejam os dispositivos de um terminal contando somente com uma ferramenta.

O UEM é uma tecnologia relativamente nova no mercado. O software utiliza uma combinação de recursos de MDM com outras ferramentas comumente utilizadas para computadores pessoais locais ou remotos.

A familiaridade do UEM começou a se difundir com o surgimento de modelos de trabalho híbridos e remotos, após o advento da COVID-19. Situação essa que acabou exigindo dos departamentos de TI um suporte remoto.

Com a popularização das modalidades de trabalho híbrida e remota, os softwares de UEM vem ganhando bastante força no mercado para auxiliar na gestão da segurança de dispositivos móveis corporativos.

Comparação direta: MDM – EMM – UEM

Na tabela a seguir, comparamos as principais funcionalidades e características entre o MDM, EMM e UEM.

MDMEMMUEM
DefiniçãoMobile Device Management ou Gestão de Dispositivos MóveisEnterprise Mobility Management ou Gerenciamento de Mobilidade CorporativaUnified Endpoint Management ou Gerenciamento Unificado de Endpoints
Funcionalidades– Gerenciamento de Dispositivos Móveis; – Segurança; – Controle de Aplicativos.–  Gerenciamento de Aplicativos e de Conteúdo;- Políticas de Segurança.– Gestão Integrada de Todos os Endpoints; – Políticas de Segurança;- Controle de Acesso.
Características– Otimização da Segurança da Informação;- Integração entre os Colaboradores;- Flexibilidade aos Gestores.– Centralização das Ações de Mobilidade Corporativa;- Otimização da Gestão de Dispositivos Móveis;- Definição de  Políticas de Segurança da Informação.– Melhoria na Segurança dos Endpoints;- Simplificação das Políticas de Segurança das Empresas.

Destacamos neste conteúdo que existem diferentes metodologias de mobilidade corporativa e, ao entender as características de cada método, torna-se possível optar pela solução ideal para o seu negócio. 

Com isso, apresentamos as diferentes características do MDM, EMM e UEM para auxiliá-lo nessa importante escolha, clique aqui para entender!

 Lembrando sempre que a combinação de soluções também é possível, caso estejam alinhadas com as suas necessidades.

Ainda está com alguma dúvida sobre as principais características das metodologias de gestão de mobilidade corporativa? Entre em contato conosco e agende uma demonstração com nossos especialistas.