Como o 5G vai transformar o Brasil.

Toda grande transição desperta a curiosidade das pessoas e com o 5G não tem sido diferente, ainda mais por ser uma tecnologia que promete transformações revolucionárias.

A chegada da quinta geração da internet móvel vai muito além de maiores velocidades e capacidade de conexão. Ela representa uma tecnologia disruptiva, habilitadora de todas as outras, como por exemplo a IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas).

De forma resumida, IoT é um sistema que integra sistemas com elementos e estruturas físicas, proporcionando a possibilidade de automação de processos.

Conforme o 5G for se popularizando, novos serviços e soluções poderão ser oferecidos, tornando muitas possibilidades reais, facilitando tarefas do dia a dia.

Um ponto muito importante também, é que essa tecnologia vem para alcançar locais que as coberturas 3G e 4G não chegaram, trazendo maior conectividade e acesso a internet com qualidade para mais pessoas, e o melhor de tudo:

Sem perder velocidade ou apresentar instabilidade durante o uso.

Por serem mais rápidas, as redes 5G podem lidar com um volume muito maior de dados e reduzem o tempo de espera de resposta.

Por exemplo, é possível enviar dados de milhões de sensores ou dispositivos locais para computadores em nuvem para serem processados e voltarem com o resultado em uma fração de segundo.

Com essa possibilidade de alto fluxo de dados, uma série de novos serviços serão possíveis.

Sendo mais específicos, podemos apontar alguns setores que serão altamente impactados com a chegada do 5G:

- Saúde:

As velocidades do 5G poderão lidar com resolução de imagem 8K, por isso, os primeiros a se beneficiarem são aqueles serviços que envolvem streaming de vídeo em tempo real.

O uso na saúde e na medicina terão impacto imediato, desde a telemedicina até procedimentos médicos remotos, monitoramento de pacientes a distância, etc.

- Fábricas mais inteligentes:

Na indústria, podemos notar as seguintes mudanças:

Flexibilidade: para a indústria significa a possibilidade de algo impossível em redes ethernet, wi-fi ou 4G, que seria conectar sensores máquinas, robôs e outros dispositivos que possam ajudar no dia a dia.

Produtividade: com acessos na palma da mão com alto tempo de resposta, operadores poderão tornar o uso das máquinas cada vez mais inteligente, fazendo com que elas trabalhem de forma sincronizada e em tempo real.

Monitoramento em tempo real: sensores conectados à rede 5G geram os dados necessários para que as empresas consigam monitorar o funcionamento de todos os equipamentos e intervir se necessário.

- Mobilidade:

Boa parte de nós já se impressionou ao assistir um vídeo onde um carro autônomo segue percurso sozinho enquanto, quem deveria ser o motorista, tira um cochilo no banco ao lado.

Com a chegada do 5G é que tendências como essa se tornarão realidade.

A questão da mobilidade também impacta nos aspectos de uma cidade inteligente. A expansão dos centros urbanos, a entrega de encomendas (com dispositivos autônomos ou drones), a organização do trânsito, etc. Isso sem falar das próprias residências que estão cada vez mais conectadas.

Todas essas transformações não acontecerão da noite para o dia. Para que possamos aproveitar todas as vantagens da tecnologia 5G, é importante lembrar que o processo de implementação é complexo e precisa de planejamento.