
4 benefícios de se adotar o celular corporativo

Controlar os custos de operação é um objetivo comum nas empresas. Com a recuperação lenta da economia e a forte concorrência no mercado, buscar a eficiência financeira se torna uma necessidade para sobreviver e projetar o crescimento. Nesse sentido, o celular corporativo deve fazer parte da estratégia.
A parte das finanças é impactada diretamente porque, com uma atenção especial para essa área, é possível aumentar a produtividade e gastar com inteligência. Ademais, há também a questão da segurança, tão importante com o surgimento das novas tecnologias, que diminui os riscos de crises na companhia.
Neste post, separamos os principais benefícios do uso desses aparelhos e explicamos a importância da sua gestão para o negócio. Confira!
Por que utilizar o celular corporativo?
Com a difusão dos dados móveis, o celular virou uma extensão do ser humano. Com isso, é difícil estabelecer uma fronteira entre o local de trabalho e as outras tarefas da rotina, já que a pessoa pode receber uma mensagem no grupo da empresa ou perceber os efeitos de alguma ação a qualquer momento.
A solução para gerenciar melhor essa situação é o uso dos celulares corporativos, que são ligados à empresa e servem, exclusivamente, para lidar com os assuntos profissionais. A maior vantagem é que essa prática garante um controle de custos, porque há uma gestão dos dispositivos e é possível instituir uma política de uso mais restrita.
Também é importante aumentar a produtividade dos funcionários, que podem perder tempo com redes sociais ou assuntos pessoais durante a hora de trabalho. Os aparelhos pertencem à corporação e, por isso, ela tem o direito de filtrar o que pode e o que não pode ser acessado por ali.
Para que essas vantagens sejam aproveitadas, é fundamental estabelecer regras em relação ao seu uso. Por exemplo, conversar com a família pelos aplicativos de mensagem deve ocorrer no número pessoal — no profissional, apenas contatos com clientes e fornecedores.
Quais os benefícios do celular corporativo?
O uso desses aparelhos traz vantagens para os funcionários, que ganham praticidade para solucionar os problemas fora do escritório, e para a empresa, que pode controlar melhor as questões de proteção de dados. Veja os principais benefícios!
1. Segurança
A segurança da informação é uma das grandes preocupações do século XXI. A digitalização tirou os dados importantes dos papéis confidenciais para os serviços de nuvem e permitiu que eles fossem acessados de qualquer lugar — basta ter a senha para editar e atualizar os arquivos.
Se, por um lado, essa ferramenta melhora a produtividade da equipe, ela também aumenta os riscos do negócio. Assim, uma forma de evitar o compartilhamento de documentos indevidos, por exemplo, é fornecer o celular corporativo, que pode ter o seu uso controlado e bloqueado para certas funções.
2. Custos menores
O uso dos celulares corporativos representa uma diminuição nas despesas da empresa. Todas as linhas são cadastradas na mesma conta e, com um maior volume de aparelhos, as ofertas são mais vantajosas. Além disso, é possível aproveitar as comodidades da assinatura, como ligações gratuitas e dados ilimitados.
Outra facilidade é conseguir condições melhores para comprar os celulares. Para incentivar a contratação dos planos corporativos, as empresas de telefonia podem oferecer os aparelhos parcelados em até 24 meses. No fim do ano, essa será uma economia considerável.
3. Preservação de dados
Imagine que um profissional saiu da empresa porque recebeu outra proposta, mas usava o seu telefone pessoal para entrar em contato com todos os clientes. Na hora de fazer a substituição, é possível que todos os dados, como e-mails e números de telefones, sejam perdidos — o trabalho para reaver não seria pequeno.
Por outro lado, se o colaborador utiliza um número corporativo, a companhia tem o direito de pedir o aparelho de volta e reaproveitar o número para o seu substituto. Dessa forma, está salva a relação com os clientes e também as informações pessoais, que no tempo da internet podem valer muito dinheiro.
4. Mobilidade
Muitos funcionários precisam se deslocar constantemente para atender os clientes em outros bairros ou até cidades. Dessa forma, há a possibilidade de não encontrá-los no escritório para resolver uma urgência.
Com os aparelhos corporativos, a solução se torna bem mais simples. Com conexão de internet e um pacote de ligações, eles estarão disponíveis prontamente. Isso é importante também para melhorar a integração da equipe, já que as pessoas não precisarão se encontrar pessoalmente para trabalhar em conjunto.
O que é o Mobile Device Management?
O gerenciamento de dispositivos móveis (MDM, em inglês) é a possibilidade de a empresa fazer o controle dos celulares corporativos com maior eficiência. O seu objetivo é aumentar a segurança no acesso aos sistemas, o que diminui os riscos com telefonia.
Dentro do celular corporativo, é possível instalar um software e monitorar todas as atividades do aparelho dentro do sistema da organização. Além disso, a equipe de TI pode definir critérios para a sua utilização e bloquear qualquer movimentação proibida, como acessar sites ou baixar aplicativos.
O MDM é uma realidade no mercado pelo aumento do uso de celulares corporativos e outros dispositivos conectados dentro da empresa. Ao restringir o seu uso em ambientes específicos, os gestores se protegem de ataques cibernéticos, que ameaçam a reputação, e de funcionários mal intencionados.
Para completar, ocorre o controle de custos no consumo de dados da franquia. Sem essas proteções, o colaborador pode assistir vídeos ou ouvir música pelo celular, o que aumenta os gastos com a telefonia. Ao mesmo tempo, ao se concentrarem somente no que precisam resolver, eles são mais produtivos e eficientes.
A gestão do celular corporativo é fundamental para que a sua implementação garanta os resultados esperados. Por isso, é importante repassar sempre as boas práticas para os funcionários e não deixar de utilizar um bom MDM, o que certifica que os aparelhos terão a sua finalidade respeitada.
Ficou com dúvidas sobre como escolher o MDM ideal para a sua empresa? Preparamos um guia com as melhores opções, que inclui segurança e praticidade. Leia e faça a sua escolha!
Para saber mais, entre em contato e agende uma conversa com nossos especialistas.
Leia Também:
Inteligência artificial e machine learning: os "must have" na telecom
iOS X Android: qual é o mais seguro?
Spring Inova ambiente de trabalho em parceria global com a WeWork
O que esperar do novo WhatsApp Business?
Dados são o novo petróleo
Como medir a sua vida
Como as máquinas aprendem a nos imitar
BYOD: A Solução que a sua empresa precisa
2050 e as inovações que vão impactar o mundo