fbpx

WhatsApp Pay e sua segurança

O Banco Central aprovou a permissão para o WhatsApp Pay (sistema de pagamentos por meio de WhatsApp) atuar no Brasil, dessa forma será possível realizar transferências bancárias através do aplicativo, será o primeiro passo de uma ferramenta que ainda irá evoluir muito e ajudar as empresas a venderem mais, transformando um dos aplicativos de maior influência no país em uma ferramenta poderosa de comércio eletrônico.

Em meio a essa notícia, uma das maiores preocupações de usuários e empresas é sobre como fica a segurança com essa nova funcionalidade e como se prevenir contra golpes e fraudes no ambiente virtual.

O primeiro passo é entender que nesse momento o WhatsApp foi categorizado como um “iniciador de pagamentos”, isso significa que ele será um intermediário no processo, mas não deterá acesso a conta bancária dos usuários e nem aos fundos que serão transferidos. A operação será feita em parceria com a Cielo e os usuários poderão utilizar cartões de crédito e débito das bandeiras Mastercard e Visa.

A segurança é uma preocupação para o Banco Central e WhatsApp, ele conta com criptografia dos dados bancários para realizar as transações, evitando o vazamento de dados dos usuários, além da proteção jurídica e sujeita a punições reguladas pelo BC. Entretanto, sabemos que os cibercriminosos podem se aproveitar da ferramenta para aplicar golpes, principalmente através da chamada engenharia social, que visa através de meios persuasivos ter acesso a dados pessoais, clonagem dos dispositivos e convencer o usuário a realizar uma ação financeira a seu favor.

Não é só a pessoa física que pode sofrer esse tipo de golpe, as empresas também precisam estar atentas pois apesar da transação ser segura ainda é possível pessoas se passarem por instituições e aplicarem golpes no mercado, prejudicando a credibilidade e confiança dos usuários. Isso já vem acontecendo em grande alcance após o lançamento do PIX e um alerta deve ser feito para essa nova funcionalidade.

O momento é perfeito para sua empresa aproveitar todos os benefícios da ferramenta e sair na frente do mercado oferecendo opções aos seus clientes, mas nós reforçamos o quanto é importante ter mecanismos de controle dos usuários que tenham acesso aos dados da empresa e até mesmo mecanismos de defesa para impedir ações criminosas.

Existem mecanismos simples que devem ser adotados para evitar que essas ações fraudulentas aconteçam, entre eles trocar a senha regularmente e não compartilhar informações de pagamentos como senhas ou códigos de segurança através do aplicativo, mesmo que seja com familiares ou amigos de confiança. Isso evita que por exemplo se houver uma clonagem do número o criminoso tenha acesso a estes dados.

Quando se trata do ambiente corporativo, é preciso haver um controle ainda mais rigoroso sobre essas medidas além de associá-las a outros mecanismos de segurança, como por exemplo: bloquear a instalação de aplicativos maliciosos, controlar acessos e permissões e ter uma gestão centralizada de todos os dispositivos e usuários pertencentes a empresa em tempo real.

A Spring Telecom é uma empresa que se preocupa com você e sabe que segurança e controle precisam andar juntas para o sucesso do seu negócio. Confira as soluções em mobilidade corporativa para que sua empresa esteja preparada para o futuro.

WhatsApp (11) 93023-8494