fbpx
original eddeafcef

original eddeafcef

Os impactos da transformação digital na mobilidade das empresas

Os impactos da transformação digital na mobilidade das empresas não é um assunto novo, porém hoje discutimos essa questão mais atentamente, pois percebemos que não é possível escapar das diversas demandas que o mercado tecnológico gera, é necessário conectar-se para inovar.
Por muito tempo, o mercado digital focava em armazenamento de dados e digitalização. No entanto, com o tempo, novos processos foram desenvolvidos e a taxa de investimento tecnológico expandiu e se tornou um exercício de competitividade.
Se você quer compreender melhor esses impactos das transformações digitais nas empresas, confira o conteúdo abaixo! Aqui você terá acesso ao cenário dessa transformação nas empresas e no Brasil e verá como se favorecer a partir das novas ideias sugeridas. Acompanhe!

Qual o contexto da transformação digital?

Há vinte e cinco anos atrás os computadores, a internet, os celulares estavam bem no início de seu processo de popularização. A rede era usada para armazenamento de dados e os celulares para uma comunicação apenas por SMS ou telefonemas.
Porém, nesses últimos anos, as mudanças foram rápidas e exigem de nós muita disposição e abertura para o aprendizado. As empresas que se formaram antes desse processo tecnológico têm alguns desafios: as regras que se aplicavam para os negócios há alguns anos não são as mesmas de hoje.
As organizações estão trocando rapidamente os processos interativos tradicionais por experiências digitais e isso acontece não apenas por querer, mas sim por necessidade. Não há como manter-se ativo nos negócios sem adaptar-se às demandas tecnológicas, pois o mercado exige que as companhias apresentem experiências digitais eficientes, potenciais e ágeis.

O que é a transformação digital?

A transformação digital é o processo que as organizações adotam, a partir do uso da tecnologia, que visa melhorar o desempenho. Claro, apesar dos desafios que algumas inovações apresentam, a boa notícia é que essa transformação é possível e aumenta a chance de conseguir resultados e percentuais cada vez melhores.
Esse é um processo que exige um investimento estrutural na empresa e vai além de gerenciar um blog corporativo ou uma página nas redes sociais. É necessário tornar a tecnologia essencial e estratégica para a empresa. Essa é uma ação que demanda tempo, mas é acessível para todo o tipo de empresa, desde as menores até as multinacionais.

Quais ferramentas a mobilidade pode aprimorar?

Os serviços de telecomunicações e os dispositivos móveis têm se mostrado essenciais para as empresas. Por isso, transmitir informações seja por meio das fibras óticas, satélites ou rádio com segurança e a longa distância, aproxima duas empresas distintas. Por exemplo, um pequeno negócio pode ter contato, aprender ou mesmo fornecer serviços para empresas de grande porte.
Com o investimento no ramo informacional, como em dispositivos móveis corporativos seguros, torna-se cada vez mais próximo o fortalecimento do setor de TI e, portanto, a adaptação às novas transformações que o setor de Telecom pode proporcionar no apoio às empresas que desejam fazer parte das potencialidades das transformações digitais.
Confira abaixo, quais são as ferramentas que modificam profundamente as empresas com o uso das telecomunicações!

Cloud Computing

A computação em nuvem já é uma realidade para muitas pessoas. O objetivo com essa ferramenta é usar o serviço da rede mundial para processar dados, armazenar, organizar e compartilhar informações de maneira segura e a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.
Portanto, outra empresa pode cuidar de questões organizacionais e políticas referentes ao serviço da nuvem e, além disso, a aplicação poderá ficar mais segura e o armazenamento mais protegido.

Internet das coisas

A internet das coisas aproveita os novos equipamentos móveis para desenvolver a capacitação das informações sobre os usuários e oferecer um serviço mais personalizado e adequado. O impacto do uso dessa estratégia é percebido principalmente no marketing.
Essa é uma facilidade digital adotada para que haja uma interação maior com o cliente, focada em suas necessidades. Porém, é preciso considerar que as informações usadas devem ser úteis e não invasivas. Por isso, os processos legais devem estar de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados que regulamenta o tratamento dos dados adquiridos por uma empresa.

Virtualização e mobilidade dos servidores

Algumas empresas ainda possuem servidores físicos ou que são divididos em várias plataformas diferentes. A estratégia neste tópico baseia-se na ideia de unificação do trabalho e maior dinamização da comunicação e integração.
Por isso, manter uma plataforma única para os colaboradores é uma estratégia que facilita na organização, na manutenção dos dados e, por isso, melhora o potencial da empresa para gerir as informações.
Além disso, centralizar o trabalho, antes realizado por diferentes máquinas, em um sistema geral que prioriza uma experiência móvel agradável para os colaboradores, traz uma economia de tempo por parte do gerenciamento e na captação de equipamento, pois haverá uma integração no setor de armazenagem e uma agilização por meio do serviço Telecom.

Como inserir-se no mundo das transformações digitais?

Se você pretende ampliar o serviço digital em sua empresa, confira, a seguir, as dicas que o ajudarão nesse processo.

Repense o modelo de negócio

Em primeiro lugar, é necessário voltar um pouco. Repense em seu negócio, os modelos de comunicação adotados e quais são os acertos e as falhas nos últimos anos. Em segundo, analise o mercado, veja como as empresas atuais lidam com as questões de TI e perceba quais estratégias digitais poderão impactar seu negócio de forma positiva.

Defina seus objetivos

Após analisar o seu modelo de negócio, buscar inspirações em outras empresas e perceber como anda o mercado digital, defina quais objetivos a empresa precisa alcançar. Portanto, questione-se.

  1. Quais são as necessidades atuais para que nos tornemos competitivos no mercado?
  2. Como potencializar a rede de comunicação e informação?
  3. Como podemos melhorar a interação entre os colaboradores e os clientes?

Invista na cultura organizacional

É necessário que a cultura organizacional da empresa também passe por importantes mudanças. Os colaboradores precisam se adaptar e ver os novos moldes da Tecnologia da Informação como uma oportunidade de crescimento coletivo.
Por isso, invista em uma verdadeira mobilização cultural: promova treinamentos, workshops, reuniões produtivas. Demonstre como a transformação digital será um processo importante a partir desse momento e como, quando e onde será feita e priorizada, por meio, de uma plano de desenvolvimento das habilidades.

Faça estudos e avalie a precisão dos processos

Um dos principais desafios é analisar a precisão dos processos que serão implementados. É importante que a transformação digital seja ampla e participativa. Há empresas que podem ser consultadas e ajudariam muito nesse processo, apresentando tendência, organização e unicidade para a adaptação.
Se possível, faça testes de capacidade e projeção, ou seja, um estudo que servirá como base para implementações mais significativas. Por exemplo, o processo de gestão de telecom traz algo positivo que é a adaptação as prioridades da empresa, transformando a estrutura de comunicação funcional e adaptando os equipamentos às demais necessidades do negócio. Estude essa possibilidade e perceba quais são as vantagens de adotá-la.

Quais os impactos do serviço digital na mobilidade?

A transformação digital está em voga para a construção de um novo conceito, ou seja, ela é a abertura de possibilidades, de exploração e o suporte para novas ideias. Por exemplo, muitos segmentos do mercado já têm nas plataformas digitais softwares e serviços tecnológicos móveis que são acessíveis e com preços reduzidos.
No setor de comunicação é onde a verdadeira mudança acontece, afinal esse ramo depende das novas dinâmicas do mercado para a administração do negócio e o contato com o cliente, por isso a transformação digital na área da mobilidade traz benefícios visíveis:

  • personalização dos serviços: os clientes terão acesso a serviços direcionados e produtivos;
  • eficiência operacional: os processos de gerenciamento e atendimento serão mais rápidos e eficientes;
  • melhor controle de recursos na empresa: a companhia terá um sistema organizacional mais ágil e organizado;
  • centralização dos serviços: os serviços poderão ser centralizados na menor quantidade possível de plataformas, por meio de sistemas operacionais que foquem nos objetivos da empresa.

Os impactos da transformação digital na mobilidade das empresas estão conectando todas as áreas e criando novos formatos de reuniões, compartilhamento de informações, comunicações, entre outros.
E com tantos aplicativos sendo produzidos diariamente e o gerenciamento de dados tornando-se cada vez mais essencial, a aplicabilidade da mobilidade digital vai desde os controles de estoque até o feedback oferecido pelo cliente. Por isso, não há como evitar, é preciso inovação.
Notou que quando falamos em transformação digital é necessário preparação? Então, se você quer começar agora a conscientizar outras pessoas e colaboradores e engajá-los para essa mudança, compartilhe esse conteúdo nas redes sociais, e comece desde já o seu processo de inovação!

WhatsApp (11) 93023-8494