fbpx
spring telecom

Case: como a Spring Telecom resolveu o problema da Action BR e da Intertek do Brasil

Apesar de o setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) ser essencial para o pleno funcionamento das empresas no contexto da transformação digital, sua organização é determinante para a redução de custos corporativos.
A Spring Telecom auxilia na gestão desse setor, por meio de ações estratégicas que vão desde a análise de contratos até o fornecimento de aparelhos e soluções de controle operacional.
Neste artigo, feito a partir da entrevista de Rodrigo Gimenez — gerente de inteligência da Action BR e Mário Márcio — Country IT Manager da Intertek do Brasil, mostramos dois cases de sucesso de empresas de segmentos distintos que se beneficiaram por essa reorganização. Confira!

Conheça a Action BR e os problemas que motivaram a parceria com a Spring Telecom

A Action BR é uma agência de trade marketing que atua ativamente em pontos de venda. Para isso, contrata promotores e degustadores que visitam os clientes e precisam de mobilidade corporativa e contato contínuo, pois, além de fecharem negócios, coletam as informações necessárias para atualizar os relatórios que embasarão análises de oportunidades e melhores práticas de venda.
Por meio dos dispositivos móveis a Action BR também acompanha o desempenho desses profissionais, que realizam o check-in assim que chegam no cliente, o que fornece a localização e o horário do trabalho em tempo real.
Mas para que tudo isso funcione corretamente, é preciso que o dispositivo móvel esteja em condições de uso:

  • o sistema operacional deve ser ágil e atualizado;
  • a bateria precisa ter autonomia: capacidade para suportar todo o uso do dia do colaborador;
  • o aparelho deve ter capacidade de armazenamento dos dados, para que seja possível transferir todas as informações necessárias para a central operacional.

No dia a dia da empresa, essa é uma demanda que pode se tornar um grande gargalo, uma vez que além da capacidade desses aparelhos, é preciso um controle eficaz no uso das linhas e do pacote de dados.

Como a Spring Telecom ajudou a suprir essa demanda

A Spring Telecom fornece os aparelhos e avalia os planos corporativos. Como o grande desafio da Action BR era a forma de gerenciamento das linhas desses dispositivos, deixamos de ter surpresas desagradáveis quando a conta de consumo das operadoras de telecom chegavam.
Por exemplo, eram cobrados vários serviços multimídia ou assinaturas de caixa postal sem uso, o que onerava muito nossos custos com telecom. Nessa parceria são feitas reuniões periódicas para avaliar os valores que estão sendo cobrados pelas empresas.

“O maior benefício é a redução de custos, porque com uma maior gestão, conseguimos diminuir o pacote necessário de serviços e otimizar o uso do que foi contratado, ou seja, conseguimos gerenciar com mais detalhes, trazendo maior ganho financeiro.”

Além disso, a partir do momento que combinamos um valor fixo por linha com a Spring Telecom, aumentamos nossa previsibilidade dos custos operacionais e isso nos permite definir um budget anual com controle total sobre o consumo dos colaboradores.
Outra vantagem é o tempo para solucionar um problema — o suporte para uma falha de conexão —, ou uma demanda de novas linhas, por exemplo. A Spring Telecom sempre cumpre com os prazos acordados, e isso cria uma confiabilidade maior no serviço prestado e na satisfação que temos com a parceria.

"(...) um dos grandes benefícios é conseguirmos resolver os problemas com maior velocidade. Por exemplo, se eu tenho uma falha de internet e preciso de uma atualização junto à operadora, a Spring, com sua representatividade no setor, consegue ter um atendimento diferenciado e maior agilidade do que eu teria aqui."

O aumento da produtividade também é um ganho operacional, já que com o bloqueio programado de aplicativos — por meio do MDM (Mobile Device Management) —, os profissionais têm acesso limitado às redes sociais e outras páginas que poderiam comprometer sua eficiência e atividade em campo.

Agora, veja o que motivou a Intertek a firmar sua parceira com a Spring Telecom

A Intertek é uma multinacional britânica de confiabilidade assegurada principalmente pelo tempo de atuação no mercado. Atua em inspeções, testes e auditorias de qualidade, mas enfrentou em sua sede brasileira o grande desafio de otimizar toda a parte de recursos de TI e, obviamente, revisar os custos e problemas relacionados a sua gestão de telecom:

  • gestão descentralizada;
  • falta de controle do inventário de aparelhos;
  • contratos antigos e pulverizados, com linhas fornecidas por todas as operadoras;
  • pouca unicidade na prestação de serviços: para cada CNPJ haviam várias contas (a empresa tem várias filiais espalhadas pelo Brasil);
  • multas de contratos de linhas não utilizadas;
  • serviços subutilizados ou sem uso;
  • linhas corporativas usadas como pessoais.

As melhorias advindas dessa parceria de sucesso

“Eu já conhecia a Spring Telecom, porque vim da concorrência e tínhamos um contrato que já havia dado certo, logo, eu quis replicar na Intertek a mesma estratégia.”

A partir da parceria foi possível revisar toda a infraestrutura de telecom da Intertek e combater os problemas identificados. Primeiramente, foi realizado um trabalho de análise e unificação de serviços, com a migração dos planos e consolidação das tarifas.

“Antes tínhamos sessenta e oito contas com datas de vencimento diferentes, agora temos o custo de telecom consolidado numa única conta. No final das contas, depois de três anos, tivemos uma economia de quase cinquenta por cento no custo de telecom.”

Ao identificar e cancelar as linhas subutilizadas e perdidas foi possível reduzir quase 25% dos acessos aos planos. Além disso, a Spring Telecom negociou os valores das tarifas e refez contratos obsoletos.

“Na Spring Telecom tivemos flexibilidade para ajustar o pacote de serviços mesmo durante a vigência do contrato e isso garante a escalabilidade da empresa. Além disso, tenho certeza que se tivéssemos mantido o que acordamos lá atrás e só revissemos as condições depois de três anos, não poderíamos viabilizar tamanha redução.”

São realizadas revisões anuais para identificar oportunidades e mudanças propostas pelas operadoras, relacionadas a novos pacotes que podem beneficiar ainda mais a gestão de custos da empresa.
A Spring também fez uma análise retroativa, ou seja, uma auditoria de todas as contas para identificar cobranças indevidas e realizar contestações junto às operadoras, de modo a reaver quantias que foram pagas erroneamente no passado.
Além disso, são feitas reuniões trimestrais para a verificação da performance do contrato e para análise dos dados gerados pelo consumo: são identificadas as linhas mais usadas ou aparelhos em que o uso de dados é maior, por exemplo.

“Foi muito bom e estamos muito satisfeitos, a economia foi absurda. A Spring surgiu num momento vital para nós, porque contribuiu na redução dos custos em todas as frentes, inclusive de telefonia, para que pudéssemos nos segurar e passar pelas turbulências econômicas. O que é mais significante é que agora temos controle, gestão e monitoramento.”

A terceirização da gestão de telecom possibilita focar mais na parte estratégica da empresa, especialmente o setor de TI, com toda a demanda surgida a partir da transformação digital. Assim, o gestor e toda a equipe não perde tempo e produtividade na gestão de contratos e tickets de suporte em telefonia móvel.
A Spring Telecom entende as dificuldades e desafios das empresas, entre em contato e otimize também a sua gestão de telecom!

WhatsApp (11) 93023-8494