smartphone seguro

Descubra como é possível deixar o smartphone da empresa mais seguro

É comum que em uma organização o gestor se preocupe com a segurança dos computadores e solicite que sejam instalados programas, como antivírus, de modo a proteger toda a rede. No entanto, muitas vezes as pessoas não se preocupam em deixar o smartphone seguro, item que com a transformação digital se tornou indispensável.
Pensar na segurança do celular corporativo é fundamental, para se proteger contra malware e invasores e evitar o vazamento de dados, uma vez que, atualmente, os smartphone contam com funções semelhantes com a de um computador.
Assim, se você deseja saber mais sobre o tema e descobrir como deixar um smartphone seguro, acompanhe o post, que vamos apresentar todos os detalhes. Veja!

Quando um smartphone é considerado seguro?

De acordo com o Google, para que um smartphone Android seja considerado seguro, o dispositivo deve ser atualizado com todos os patches de segurança regularmente. A própria companhia disponibiliza as correções com frequência para ajudar os usuários.
Para tanto, o Google trabalha em conjunto com pesquisadores de segurança e realiza um programa interessante, o Android Security Rewards Program. Ele consiste em sempre que uma pessoa achar uma vulnerabilidade no sistema Android e reportá-la, a empresa paga pela descoberta — até o momento, mais de US$ 1 milhão foi destinado ao programa.
De modo a deixar os seus usuários informados sobre o tema, a companhia divulgou quais são os smartphones com sistema operacional Android mais seguros no mercado. Confira quais são eles:

  • linha Galaxy S da Samsung, como Galaxy S7 ;
  • aparelhos do Google, como Pixel, Pixel XL, Nexus 6P e Nexus 5X, Nexus 6 — os smartphones que recebem as atualizações mais rápidas do mercado;
  • Motorola Moto Z;
  • A33W da marca Oppo;
  • OnePlus 3;
  • Zenfone 3, da ASUS;
  • V3 Max, da marca VIVO (fabricante de celulares que não se confunde com a operadora de mesmo nome);
  • Aquaris M5, da marca BQ;
  • LG V20;
  • Xperia X Compact, da Sony.

Além de contar com um aparelho seguro, também é importante tomar alguns cuidados para manter o smartphone longe de problemas, como:

  • utilizar senhas para impedir que outras pessoas acessem o aparelho;
  • usar a autenticação em duas etapas para acessar suas nuvens (como iCloud);
  • ter cuidado com os aplicativos que são instalados e sempre dar preferência a apps oficiais;
  • criar o hábito de fazer backup dos dados;
  • controlar o que os aplicativos podem acessar;
  • ter cuidado com o uso de Wireless e Bluetooth, pois as conexões sem fio da maioria dos lugares públicos não oferecem segurança;
  • manter o sistema operacional atualizado.

Quais são os aplicativos que podem deixar um smartphone mais seguro?

Apesar tomar os devidos cuidados, pode não ser o suficiente para deixar um smartphone seguro. Assim, contar instalar aplicativos para segurança no aparelho ajudam a gerenciar política de privacidade de apps para garantir a integridade de seus dados.
Para ajudá-lo, separamos quais são os melhores aplicativos para segurança que estão disponíveis no mercado atualmente, veja quais são eles!

Avast Mobile Security

O Avast, que é um programa muito conhecido em razão de sua versão para computadores, é considerado, também, um dos melhores aplicativos para segurança do smartphone.
O software garante ao usuário a proteção contra vírus, mensagens de spam, malwares e phishing, o que o torna um forte antivírus. Entre os seus principais recursos, estão as seguintes possibilidades:

  • melhorar o funcionamento da bateria;
  • bloquear chamadas suspeitas;
  • testar velocidade e escanear o sinal Wi-Fi;
  • eliminar arquivos desnecessários;
  • capturar áudios e imagens de um ladrão, nos casos em que o aparelho é roubado;
  • remover anúncios indesejados.

Além dos recursos que apresentamos outra função relevante do programa é o chamado “cofre de fotos”, que protege todas as imagens do aparelho com senha PIN e códigos criptografados.

Security Master

O Security Master é um aplicativo que não apenas protege o aparelho, mas também preserva a privacidade dos usuários, defendendo o smartphone do ataque de vírus e, ainda, realizando análises do funcionamento do smartphone. Entre seus diferenciais e destaques, estão as seguintes funções:

  • escaner e eliminação de malwares, vírus e spywares;
  • proteção de atividades bancárias;
  • otimização do funcionamento da bateria
  • exclusão de arquivos temporários;
  • bloqueio da ação de hackers;
  • função selfie, que fotografa os intrusos que tentam acessar o aparelho;
  • bloqueio do acesso a aplicativos por meio de senha ou digital.

Wire

O Wire, ao contrário dos demais aplicativos que apresentamos, não é uma ferramenta de limpeza de memória do aparelho ou antivírus.
Na realidade, se trata de um aplicativo de mensagens instantâneas que proporciona aos seus usuários, comunicação totalmente criptografada, o que garante muito mais segurança e evita o vazamento de dados. Além disso, outro diferencial é a possibilidade de ter várias senhas para utilizar em seus dispositivos.

Mobile Device Management - MDM

O Mobile Device Management (MDM), ou seja, o gerenciamento de dispositivos móveis, como smartphones, notebooks e tablets, é um método que possibilita que as empresas protejam informações e realizem o controle e monitoramento de gastos de telefonia.
As soluções de MDM são, na realidade, ferramentas que auxiliam na segurança do dispositivo móvel, pois administram os aplicativos instalados e o sistema operacional, assim como monitoram os pacotes que são enviados em diferentes redes e as características físicas do dispositivo.
Dessa maneira, é possível apagar de maneira remota dados corporativos, ativar ou desativar dispositivos, gerenciar criptografia, criar cópias de segurança, bloquear aplicações não autorizada, limitar os aplicativos que podem ser instalados no dispositivo, entre outros recursos — o que possibilita que os custos com telefonia móvel sejam reduzidos e, ainda, otimiza as funcionalidades da rede e garantem maior segurança.

Como a consultoria em telecom pode ajudar a tornar o celular corporativo mais seguro?

Uma consultoria em telecom é responsável por administrar toda a parte de serviços de telecomunicação de uma empresa, inclusive a telefonia (fixa e móvel), assim como, por toda a parte tecnológica como serviços de computação em nuvem. Por essa razão, pode ser uma forte aliada para deixar os smartphones de uma empresa muito mais seguros.
Como a consultoria em telecom oferece todos os serviços personalizados para uma companhia, a melhoria na segurança da telecomunicação é facilmente percebida por todos os usuários.
Dessa maneira, todos os gestores que pretendem deixar o smartphone de sua empresa mais seguro devem considerar a possibilidade de contar com uma empresa especialista em consultoria de telecom.
É válido ressaltar, ainda, que a contratação de uma consultoria em telecom proporciona melhorias para uma empresa em diversos sentidos e não somente no que diz respeito a segurança, uma vez que reduz os custos de uma companhia. Dessa maneira, se torna um dos pilares mais importantes para as estratégias de crescimento de uma organização.
Agora que você já sabe como deixar um smartphone seguro, tome os devidos cuidados para proteger os dados de sua empresa. Conte com uma consultoria e gestão de telecom de qualidade, como a que é oferecida pela Spring Telecom, que oferece a melhor e mais completa solução de telecomunicação para empresas, além de gestão para mobilidade!
Se você deseja deixar o smartphone de sua empresa mais seguro, entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!

WhatsApp (11) 93023-8494