fbpx

Qual é o melhor para empresas, Smartphone ou celular?

Smartphone e celular, essas são duas definições que ainda geram muitas confusões. O Smartphone é um tipo de celular, então por que recebe uma denominação diferente?
Digamos que o celular são os aparelhos de telefonia móvel mais simples, mas, que ainda estão em funcionamento. Basicamente ele serve para fazer e receber ligações e enviar e receber mensagens de textos, os SMS.
A aparência deles é bastante simples, com um visor digital pequeno e teclado físico. Alguns deles possuem conexão WAP, uma espécie de internet bem precária.
Os smartphones são a evolução dos celulares, os aparelhos ficaram bem mais modernos e contam com uma série de recursos. Visualmente possuem uma tela bastante grande, o comum é que o tamanho seja superior a 3 polegadas e o com teclado touch.
Entendendo um pouco a diferença na aparência já é possível ter uma noção de qual aparelho se trata apenas ao olhar para ele, mas como escolher o melhor modelo para a empresa?

Vantagens e desvantagens do smartphone

O Smartphone como já dito possui uma série de recursos inclusos no aparelho, é possível se conectar com a internet e realizar diversas tarefas com ele. As empresas que necessitam manter contato com os clientes o tempo todo normalmente acabam optando por eles.
Mesmo estando fora do escritório os profissionais podem enviar e receber e-mails e acessar sites para realizar consultas. Isso agiliza o contato com o cliente e envio das informações, não necessitando apenas ligar para falar com ele.
Outro recurso bastante útil é a câmera com alta resolução, por exemplo, se for necessário tirar uma foto e mandar para a empresa, isso pode ser feito rapidamente. O próprio aparelho tira a foto e envia, sem que seja necessário usar vários equipamentos.
O uso de aplicativos também é visto como vantajoso para as empresas, é possível que um funcionário se logue e realize as suas atividades onde estiver. Sem falar que existem milhares de aplicativos que podem ser bastante úteis na rotina profissional.
A tela, com um tamanho maior, permite que se visualize documentos, imagens e outros arquivos com muita facilidade.
O smartphone acaba sendo a opção das empresas que são modernas e precisam se manter conectadas o tempo todo. Os profissionais têm mais liberdade para realizar o seu trabalho em qualquer lugar, podendo ter um escritório móvel na palma da mão.
Porém, existem desvantagens em relação a esse tipo de aparelho, uma delas é o preço. Quanto mais recursos ele possuir, mais alto será o seu valor, sendo possível encontrar no mercado equipamentos por cerca de R$ 4.000,00. A bateria é outro assunto que preocupa, quando o uso é grande, ela não costuma durar o dia todo, precisando ser recarregada no decorrer do expediente.

Vantagens e desvantagens do celular

Já os celulares são aparelhos muito mais simples, eles vão permitir a utilização de ligações e envio de SMS. As empresas que ainda utilizam esse tipo de equipamento não necessitam de uma comunicação constante com os funcionários e clientes, em muitos casos essa acaba sendo apenas mais uma opção.
As vantagens é que eles costumam ser mais econômicos em diversos aspectos. O seu preço é bem inferior ao dos smartphones e a conta telefônica costuma ser menor, por possui uma utilização mais limitada.
Esses aparelhos costumam ser mais resistentes e ter maior durabilidade e bateria chega a durar dias sem a necessidade de ser recarregada. O tamanho também pode ser apontado como um ponto positivo, eles são mais compactos, apesar da espessura ser maior.
Em contrapartida não permitem que o funcionário esteja conectado o tempo todo, receba arquivos ou envie. A câmera, quando existe possui uma resolução ruim, deixando as imagens com má definição. Esse é um aparelho mais básico, mas nem por isso deixar de ter a sua utilidade.
As empresas, no geral estão optando por utilizar os smartphones por oferecem mais recursos, entretanto, o celular ainda não foi abandonado. É possível encontrar funções que utilizam os aparelhos mais simples e que realizam muito bem as suas tarefas, sem ficar a desejar em nada.
O que se pode concluir é que não existe uma regra em relação ao uso do smartphone ou celular, mas sim que ele deve atender as necessidades da empresa.
Se precisar de ajuda para escolher os equipamentos e gerenciar as contas telefônicas, é possível contar com a Spring Telecom. Para saber mais entre em contato.

WhatsApp (11) 93023-8494