fbpx
smartphone with cloud of application icons

smartphone with cloud of application icons

Como reduzir os gastos com dados móveis

Há alguns anos as altas tarifas das ligações eram a maior preocupação das contas de celulares. Atualmente, o consumo de dados móveis tem sido o vilão das faturas.
As empresas têm buscado alternativas para fazer com que seus colaboradores diminuam essa utilização. Diversas estratégias são adotadas e a conscientização é uma delas. Mas será que somente isso basta? Na sua empresa a conta de telefonia continua elevada, mesmo com as tentativas de reduzir os custos?
Se esses questionamentos te fizeram perceber que as ações adotadas não são efetivas, veja algumas possibilidades de reduzir os gastos com dados móveis.

Escolha o pacote de dados móveis mais adequado

Antes de contratar um pacote de dados para os funcionários, é preciso verificar quais são as necessidades. Se ocorrem muitos trabalhos externos e a internet é uma ferramenta de trabalho, o consumo de dados será elevado. Entretanto, se a maior parte dos colaboradores trabalha no escritório, esse consumo será bem menor.
Ter uma previsão de uso ajuda a escolher o pacote de dados mais adequado à sua empresa. Se a utilização for baixa, compensa optar por um serviço que tenha uma franquia pequena, dessa forma, não há sobra e você não paga pelo que não vai utilizar. Se o contrário ocorrer, compensa escolher um pacote maior, assim não será preciso pagar a franquia adicional, o que eleva muito os custos.
O ideal é contar com uma consultoria especializada que possa analisar as necessidades da sua empresa e ajudar a encontrar o serviço mais adequado.

Limite a utilização dos serviços de dados

Se os colaboradores não estão seguindo as políticas de uso e estão exagerando no consumo, é hora de impor limites. Uma ótima maneira de fazer isso é bloquear alguns acessos e isso pode ser feito por usuário.
Pode-se, por exemplo, limitar o acesso as redes sociais , se essas não forem necessárias para à realização das atividades. Porém, para conseguir fazer esse controle com eficiência, é preciso contar com uma empresa especialista no assunto. Uma consultoria é a melhor alternativa para implantar o serviço e gerenciar as faturas, reduzindo o consumo consideravelmente.

Incentive a utilização do wi-fi

Orientar os colaboradores ainda é uma das melhores maneiras de conseguir reduzir os custos, seja com dados móveis ou com outro serviço. Incentive que eles utilizem a rede wi-fi sempre que estiverem no escritório. Alguns aparelhos fazem essa troca automaticamente quando encontram uma rede conhecida.
Dessa forma, não se consome o pacote de dados móvel e o wi-fi não apresentará nenhum custo extra para a empresa. A redução de valores será conseguida sem impactar no trabalho ou acesso à internet.

Opte pelas mensagens e texto

Conseguir reduzir os gastos requer conhecer quais são os vilões de consumo. Mensagens de voz ou vídeos consomem muito mais a franquia de dados que mensagens texto. A orientação para quem recebe um celular corporativo deve ser priorizar as mensagens de texto.
Depois de passar todas as orientações aos colaboradores, se você ainda notar que o consumo de dados, mensagens de voz ou de vídeos está elevado, a solução pode ser o bloqueio. Uma consultoria de telecom consegue definir o que poderá ser usado, limitando, por exemplo, a visualização de vídeos.

Bloqueie as atualizações automáticas

Os smartphones devem ser configurados de maneira que as atualizações dos aplicativos não ocorram de forma automática. Caso isso não ocorra, a qualquer momento eles poderão ser atualizados, consumindo desnecessariamente a franquia de dados.
Configure para que as atualizações só ocorram depois de autorizadas e que sejam feitas em uma rede wi-fi. As orientações de como utilizar os aparelhos de maneira correta podem ser conseguidas com a ajuda de uma consultoria de telecom.

Desative o que não estiver sendo utilizado

Não são poucos os aplicativos que mesmo em standy by consomem a franquia de dados móveis. A dica é que eles sejam sempre desativados após a utilização, alguns deles podem ser usados em modo off-line.
Os mapas, se estiverem sempre atualizados, podem te guiar no modo off-line, economizando a franquia. Essa regra é válida para todos os aplicativos do aparelho.
Sabendo como reduzir os gastos com dados móveis, em pouco tempo é possível notar a diferença na fatura. Se contar com a ajuda de uma empresa de gestão de telecom os resultados serão ainda mais positivos.
Quer conhecer uma empresa de gestão de telecom que pode te ajudar nesse processo. Conheça a Spring Telecom.

WhatsApp (11) 93023-8494