fbpx
pexels photo

pexels photo

Redução de custos em telefonia: Como descobrir gargalos

Toda empresa busca por maneiras de realizar a redução de custos em telefonia, entretanto nem sempre as estratégias adotadas acabam sendo as mais eficientes. Na ânsia por reduzir os gastos acabam cortando serviços essenciais sem pensar nas consequências que isso pode ter. Ao mesmo tempo mantém ativos os serviços que não são utilizados e apenas oneram.
Existem muitos fatores que fazem com que as contas de telefonia fiquem mais altas e parte poderia ser eliminado. Mas, para isso é preciso conhecer muito bem o que a empresa contratou e como adequar os produtos de acordo com a necessidade da organização.

Dicas para a redução de custos em telefonia

Quais são as formas de diminuir os gastos com serviços de telefone? Existem diferentes maneiras de conseguir isso, mas todas exigem análise e conhecimento do mercado. Para que possa trabalhar com a redução de custos em telefonia, separamos algumas dicas sobre quais informações precisam ser analisadas para descobrir como diminuir as despesas.

Releia as cláusulas dos serviços contratados

A primeira coisa a ser feita para identificar gargalos e conseguir a redução de custos em telefonia é conhecer bem os serviços contratados. Para isso é necessário reler o contrato e entender exatamente ao que a empresa tem direito.
As cláusulas contratuais ajudarão a identificar melhor o funcionamento de cada um dos serviços e valores cobrados por eles.

Mapeie a utilização dos serviços de telefonia

Depois de ter acesso aos serviços de telefonia disponíveis na empresa, deve-se mapear a utilização de cada um deles. Nesse momento é possível que identifique desperdícios como baixa ou nenhuma utilização de uma linha de telefone.
Saiba exatamente quais áreas utilizam cada um dos serviços contratados, seja de telefonia fixa ou móvel, número de aparelhos, enfim, faça um inventário completo. Depois cruze essas informações com o que foi contratado para identificar se há serviços obsoletos.
Não deixe de identificar quais são as áreas que mais geram custos e assim saber onde será possível fazer ajustes.

Adeque os serviços contratados com a demanda

Depois de conhecer os serviços contratados e mapear a utilização é hora de adequar a demanda. É bem possível que os pacotes estejam defasados em relação a real utilização e isso pode elevar os custos.
Repensar no contrato pode ser necessário, verificando se existe a possibilidade de aumentar ou diminuir os pacotes conforme a utilização que tem sido feita. Nesse momento vale a pena verificar as opções fornecidas por outras operadoras, elas podem ser mais vantajosas e auxiliar na redução de custos em telefonia.

Verifique as faturas para descobrir cobranças indevidas

Outro ponto que merece muita atenção é a fatura, ela deve ser analisada de forma detalhada para que sejam identificadas cobranças indevidas. Muitas das ligações e tráfego utilizados podem estar com o valor errado e isso acaba passando despercebido quando não há conferência das contas.
Uma análise minuciosa pode identificar possíveis erros que resultarão na contestação de valores e recuperação desses. Em alguns casos as cobranças indevidas são muito onerosas e as empresas podem se surpreender com os gastos desnecessários que estavam tendo.

Tenha softwares especializados                            

Quanto maior a empresa, mais difícil se torna a análise de contrato, mapeamento dos serviços, inventário e análise das faturas. Portanto, confiar todas essas tarefas a um profissional pode ser inviável devido a demanda e não garantir os resultados que se esperam.
O ideal é contar com softwares voltados para análise e redução de custos em telefonia que possuem precisão nesses processos. Melhor ainda se forem combinados com profissionais especializados como os encontrados em empresas de gestão de telecom.
Tais softwares monitoram em tempo integral a utilização dos serviços, avaliam as faturas e caso haja qualquer divergência emitem sinais de alerta. Eles complementam o trabalho humano, reduzem significativamente o tempo gasto com essas atividades, detectam erros e apontam sugestões em relação ao uso e planos.
Conhecendo essas dicas fica mais fácil de realizar a redução de custos em telefonia na sua empresa. Mas, se deseja ter resultados realmente eficazes e em curto prazo, o melhor é contar com mão de obra especializada como as empresas de gestão de telecom.
O quanto você deseja conseguir de redução de custos em telefonia? Conheça os serviços da Spring Telecom e veja se isso pode se tornar realidade.
 

WhatsApp (11) 93023-8494