fbpx
CEOs avaliam como muito baixa a produtividade das tecnologias emergentes

CEOs avaliam como muito baixa a produtividade das tecnologias emergentes

O que nunca ninguém contou sobre Produtividade em Gestão de Telecom.

Apesar da área de Telecom já ser velha conhecida no cotidiano das empresas, o termo "Gestão de Telecom" vem ganhando força somente agora.
A preocupação em gerir de uma maneira mais controlada estes recursos vem aumentando proporcionalmente a evolução da internet e dos dispositivos móveis.
Atualmente cada vez mais smart fones e tabletes são utilizados para tarefas de trabalho.
Porém, muitos profissionais ainda tem dúvidas em relação a todos os benefícios garantidos por empresas que de fato realizam uma Gestão de Telecom eficiente.
Por ser um tema ainda recente, principalmente no Brasil, neste artigo vamos contar a verdade que ninguém nunca contou a você sobre produtividade e economia em Gestão de Telecom.

1 Verdades sobre economia em Gestão de Telecom

Um dos principais ganhos da Gestão de Telecom nas empresas é sua garantia de retorno sobre o investimento.
Conquistada com um controle mais eficiente sobre as faturas das operadoras e do uso mais consciente que passa a ser realizado pelos usuários.
Isto nos faz refletir sobre algumas verdades na Gestão de Telecom que refletem diretamente na economia conquistada pela empresa.

1.1 Sua operadora pode estar cobrando mais do que deveria da sua empresa

Sim, isso acontece, e com muita frequência.
As próprias operadoras de telefonia, tanto fixa quanto móvel, tem dificuldades em gerenciar o volume de planos que colocam no mercado. Isso faz com que muitas delas acabem cobrando valores acima do firmado em contrato.
O valor de um centavo cobrado a mais por minuto pode resultar em milhares de reais em uma única conta, dependendo do volume de linhas e ligações de uma empresa.
A única maneira de garantir que sua empresa não está pagando mais do que deveria é ter uma gestão que compare as faturas mês a mês.
A boa notícia é que, se você descobrir que vem pagando valores maiores do que os contratados, tem direito a recorrer e receber os valores de forma retroativa, considerando até 5 anos para trás.

1.2 Seus pacotes contratados podem gerar um desperdício desnecessário

Outro erro muito comum é a aquisição de pacotes que não são completamente utilizados, gerando um desperdício de valores.
Muitas empresas acabam oferecendo planos com recursos que não são totalmente utilizados pelas organizações.
Por exemplo, pacotes de SMS ou de planos de dados com franquia muito acima do que é necessário.
Rever os planos com frequência e procurar as operadoras para negociar é sempre a melhor maneira de garantir que sua empresa esteja utilizando os planos mais ajustados para sua necessidade.

1.3 Manter um inventário atualizado ajuda a reduzir custos com Telecom

Quando a empresa não possui um inventário atualizado sobre seus recursos de Telecom normalmente acaba comprando mais do que deveria.
Um inventário que controle a localização dos aparelhos, por exemplo, vai fazer com que um dispositivo não se perca quando um colaborador é desligado da empresa.
Quando outro colaborador for contratado poderá utilizar os equipamentos disponíveis, sem necessidade de novas aquisições.

2 Verdades sobre produtividade em Gestão de Telecom

Vimos que a Gestão de Telecom tem um grande papel na economia desses recursos, mas não é isso.
Gerir os serviços de Telecom também aumenta a produtividade dos usuários e da equipe de TI. Veja algumas verdades que comprovam esta afirmação.

2.1 Usuários são mais produtivos quando tem dispositivos móveis gerenciados pela empresa

Você já ouviu falar em MDM?
Resumidamente, MDM é uma solução capaz de gerenciar todos os dispositivos móveis de uma empresa a distância e em tempo real.
Com este gerenciamento, a equipe de TI pode instalar e remover aplicativos, apagar dados e bloquear o acesso em casos de perda ou furto.
Uma solução de MDM evita que usuários instalem aplicativos não autorizados pela empresa.
Com isso elimina-se uma série de riscos com a instalação de programas maliciosos e evita que os colaboradores se distraiam durante o trabalho.
Além dos dispositivos móveis, quando a empresa passa a fazer uma gestão mais controlada sobre as ligações nos telefones fixos o comportamento dos colaboradores muda.
Muitos passam a controlar mais suas ligações pessoais, pois sabem que estão sendo monitorados e que o custo das ligações pode ser descontado da sua remuneração.

2.2 A equipe de TI se torna mais eficiente ao fazer a gestão de Telecom

Assim como os usuários de Telecom se tornam mais produtivos, ao possuir as ferramentas adequadas para gestão de Telecom as equipes de TI se tornam muito mais eficiente.
Com a solução de MDM por exemplo, elas podem instalar, remover e atualizar aplicativos em centenas ou milhares de dispositivos de uma única vez.
Também é muito útil em casos de emergência como furtos e perdas.
Imagine a quantidade de informações confidenciais que o celular de um diretor pode conter.
Caso esse celular seja roubado ou perdido, a equipe de TI pode de forma imediata apagar todos os dados do dispositivo e bloquear o acesso ao aparelho.
Em seguida, pode disponibilizar ao diretor um equipamento todo configurado com os mesmos recursos e informações.

2.3 Sua empresa pode terceirizar completamente o controle da gestão de Telecom

Não é só sua equipe de TI que se torna mais produtiva com a gestão de Telecom, aliás, uma verdade que muitos não conhecem é que esta gestão pode ser completamente terceirizada.
Uma empresa especializada irá automatizar ainda mais estes serviços, pois elas unificam soluções tecnológicas com a expertise no mercado.
Uma das vantagens da terceirização da gestão de Telecom é a garantia de que estes serviços são realizados por empresas especialistas.
Elas já conhecem todos os atalhos na identificação e resolução de problemas.
Ter um bom relacionamento com as operadoras é outro ponto que pesa a favor das empresas de terceirização.
Considerações finais
Existem inúmeras vantagens na terceirização de Telecom. Neste artigo procuramos enfatizar algumas verdades mais impactantes nos pilares que tem maior benefício ao se realizar esta gestão, a economia alcançada e a maior produtividade dos colaboradores.
Quer saber mais sobre Gestão de Telecom?
Acesse o site da Spring Telecom e tire suas dúvidas.

WhatsApp (11) 93023-8494