fbpx
CHAMADA BLOG ok copy

CHAMADA BLOG ok copy

O QUE ESPERAR DO NOVO WHATSAPP BUSINESS API?

Reconsidere o WhatsApp. Sim, sabemos que o aplicativo foi comprado pelo Facebook, há quatro anos, por aproximadamente US$ 19 bilhões. Conhecemos a sua história de sucesso, que já conquistou 1,5 bilhão de usuários mensais em 180 países – são mais de 120 milhões só no Brasil. A novidade é o lançamento da versão WhatsApp Business API, que chegou para agilizar a comunicação entre organizações e clientes.
A ideia é fornecer suporte em tempo real, seja para tirar dúvidas sobre um produto ou para ajudar na resolução de um problema. As novidades incluem a possibilidade de iniciar uma conversa com uma empresa a partir de um botão específico disponível em um site ou anúncio no Facebook, por exemplo. Além das oportunidades, há o desafio para os departamentos de TI, que precisarão se adaptar rapidamente e adotar os métodos mais flexíveis do novo canal.
As empresas que tiverem acesso ao novo WhatsApp Business API terão a possibilidade de personalizar e trafegar um volume muito maior de mensagens, além de ter toda a tecnologia de inteligência artificial disponível para otimizar a comunicação e criar soluções de atendimento.
Uma das grandes vantagens do serviço para os consumidores é que eles podem se comunicar com as grandes marcas com a mesma facilidade que se comunicam com amigos e familiares – ou seja, através de mensagens rápidas e simples – e com a garantia de que não serão incomodados com SPAMs.
O que pouca gente sabe também é que o novo recurso permite a empresas maiores responderem com mais eficiência aos seus clientes via WhatsApp – sem custo, desde que a resposta seja enviada em até 24 horas. Passado o período, as empresas que quiserem enviar novas mensagens precisarão pagar. O custo aproximado da mensagem será de R$ 0,50 por sessão.
Há algum tempo, o Facebook está tentando ganhar dinheiro com a plataforma de mensagens instantâneas. Agora, as mensagens serão cobradas a uma taxa fixa para entrega confirmada, variando de país para país, de acordo com o próprio WhatsApp.
Atualmente, o novo sistema corporativo está funcionando apenas para empresas convidadas. Só para se ter ideia, de acordo com a VentureBeat (site de tecnologia norte-americano), apenas 90 das maiores organizações globais foram chamadas para usar a plataforma. Mas com o tempo – e se tudo for planejado – será aberto para mais clientes.
Ao fazer isso, como destacou o TechCrunch em uma matéria, o WhatsApp consegue estimular as empresas a responder rapidamente, o que automaticamente deve encantar os clientes delas e evitam que as empresas utilizem a ferramenta como SPAM e gerem um descontentamento com a solução no mercado. O feedback positivo, por sua vez, pode gerar uma demanda crescente pela solução — e dar à companhia por trás do aplicativo mais oportunidades de monetização, como uma eventual cobrança por volume de mensagens.

Leia Também:

Dados são o novo petróleo
Como medir a sua vida
Como as máquinas aprendem a nos imitar
BYOD: A Solução que a sua empresa precisa
2050 e as inovações que vão impactar o mundo

WhatsApp (11) 93023-8494