original edbcceafddfaefdcbcf

original edbcceafddfaefdcbcf

Mobilidade corporativa: por que se preocupar com a gestão de telecom?

É notável que cada vez mais pessoas utilizam os smartphones como principal meio de acesso à internet e, ao mesmo tempo que os usuários estão adotando cada vez mais as tecnologias móveis no uso cotidiano, surge uma necessidade das empresas acompanharem essa tendência.
Nesse sentido, há uma crescente da mobilidade corporativa para o sucesso das estratégias de negócio, uma vez que o seu objetivo é desenvolver e implementar soluções baseadas nas tecnologias de cloud computing e dispositivos móveis no ambiente de trabalho.
Se você se interessou sobre o assunto e deseja conhecer mais detalhes, acompanhe o post que vamos apresentar os principais pontos sobre o tema. Veja!

O que é a mobilidade corporativa?

A mobilidade corporativa é uma forte tendência que possibilita novas maneiras de trabalho e, ainda, é capaz de reduzir os custos, elevar a produtividade e proporcionar melhor qualidade de vida para os colaboradores.
A nomenclatura “mobilidade corporativa” surgiu justamente em razão dos deslocamentos que as pessoas fazem todos os dias nos grandes centros urbanos para ir ao seu local de trabalho, seja por meio de veículo próprio ou transporte público, como ônibus e metrôs.
O grande volume de indivíduos se locomovendo nas ruas faz com que as empresas também sejam responsáveis pelos problemas de mobilidade urbana do Brasil, e adotar maneiras inteligentes e sustentáveis de trabalhar é uma forma de incentivo.
A mobilidade corporativa trata acerca da implementação e do desenvolvimento de soluções baseadas nas tecnologias de dispositivos móveis e cloud computing no ambiente de trabalho. A nuvem, por exemplo, possibilita que os programas e arquivos sejam acessados por meio de qualquer dispositivo com conexão a internet, sempre que for preciso, e de maneira muito mais segura.
Assim, são tecnologias combinadas que possibilitam que modelos de trabalho mais flexíveis, como o home office, sejam adotados, uma vez que a mobilidade corporativa permite o acesso remoto e o compartilhamento de arquivos e recursos por meio de dispositivos móveis autorizados (como celulares, tablets e notebooks) para acessar a rede da organização — o que faz com que ambas as partes, tanto as empresas como os colaboradores, tenham ganhos significativos.

Quais são as vantagens da mobilidade corporativa?

Agora que você já sabe o que é a mobilidade corporativa, confira algumas de suas vantagens! Acompanhe.

Redução de custos

Além da diminuição de gastos com transporte, como a mobilidade corporativa permite o trabalho remoto, as empresas não precisam dispor de uma estrutura física fixa com diversos computadores de última geração para que o trabalho seja realizado, o que reduz consideravelmente os seus custos.
Além disso, não há a necessidade de investir com a mesma frequência em outros itens técnicos, como a manutenção de hardware, necessidade que diminui quando os colaboradores passam a trabalhar por meio dos dispositivos móveis.
No geral, há uma economia, tanto com relação a equipamentos tecnológicos e na compra de servidores quanto nos demais quesitos, como despesas com energia elétrica e água, pagamento de aluguel de imóveis ou salas, contratação de uma equipe especializada em manutenção de equipamentos e gerência dos aparelhos.

Melhoria na comunicação

Os dispositivos móveis permitem que os funcionários realizem a comunicação por meio de chats e redes sociais, ou seja, plataformas que, em geral, eles já estão familiarizados, o que impacta de maneira positiva na qualidade dos contatos, além de diminuir os índices com relação a falhas de comunicação na corporação.
Isso ocorre porque a mobilidade corporativa permite que reuniões, treinamentos e conversas sejam realizados mesmo a distância, fazendo uso de recursos de vídeo, texto ou voz — o que proporciona uma agilidade sem precedentes para o tráfego de informações rápido entre a empresa e o colaborador.
Outro ponto relevante é que informações, como os dados sobre o cliente, por exemplo, podem ser acessadas a todo instante e, dessa maneira, os colaboradores podem proporcionar um atendimento personalizado e eficiente de qualquer local em que estiverem.
No mesmo sentido, como todos os funcionários autorizados têm as informações a sua disposição 24 horas por dia, é possível que a empresa trabalhe ativamente fora dos limites de horário de um escritório, sendo que, para tanto, é preciso que os colaboradores somente tenham acesso a um dispositivo móvel.
É possível, inclusive, que os colaboradores recebam ligações em seus smartphones como se eles estivem em um ramal na empresa, por meio de um PABX virtual.

Aumento da produtividade

Em um primeiro momento, a mobilidade corporativa pode passar a falsa impressão de que o foco e a produtividade dos funcionários serão comprometidos, uma vez que eles não precisam com o modelo de trabalho tradicional.
No entanto, o que ocorre é que as soluções de mobilidade corporativa proporcionam gestão e controle da jornada de trabalho, o que facilita o acompanhamento das atividades feitas por cada funcionário, além de proporcionar uma visão geral acerca do progresso das equipes ao longo do dia.
Itens como automatização e o mapeamento de processos, integração de dados, análises e a mensuração de resultados em tempo real, entre outros, são consequências diretas do uso estratégico das tecnologias.
Além disso, especialmente em razão da otimização do tempo, o modelo de trabalho remoto é o desejo de grande parte das pessoas — de acordo com uma pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 73% dos brasileiros desejam trabalhar em casa ou em locais alternativos e 70% gostaria de ter horários mais flexíveis —, e adotá-lo é capaz de deixar os colaboradores mais motivados e aumentar a produtividade da equipe, em geral.
Um vendedor, por exemplo, é capaz de realizar todos os passos necessários para concretizar a sua venda de maneira remota, enviando as informações diretamente para o sistema da empresa, que, por sua vez, já deve acionar de forma automática o estoque, o faturamento e a expedição — o que representa ganho de produtividade e mais eficiência.
Agora que você já sabe quais são as diferentes vantagens da mobilidade corporativa, é válido ressaltar que uma empresa é capaz de aumentar consideravelmente os seus lucros ao trabalhar de forma mais otimizada fazendo o uso de dispositivos móveis.
Se você deseja conhecer mais sobre a mobilidade corporativa, nós fornecemos o suporte necessário. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar a sua empresa!

WhatsApp (11) 93023-8494