fbpx
GettyImages

GettyImages

ITIL: O que é e qual sua importância na gestão de TI

Atualmente, principalmente para quem trabalha na área de tecnologia da informação, é muito difícil não ter ouvido falar em ITIL. No entanto, as informações sobre sua importância, seus benefícios e como aplicá-lo ficam vagas para muitas pessoas.
O ITIL tem sido abordado com frequência em blogs, conferências e entre os próprios profissionais da área. Por isso, é fundamental entender seu significado e sua aplicabilidade.
E, se você busca mais informações sobre o assunto, está no lugar certo! Continue a leitura do nosso artigo, saiba tudo que você precisa conhecer sobre essa abordagem e fique por dentro dos métodos que podem melhorar a sua gestão de TI!

O que é ITIL?

A ITIL surgiu a partir de um projeto na Grã-Bretanha nos anos de 1980, foi desenvolvida inicialmente pela Central Computing and Telecommunications Agency, a atual OGC, Office of Government Commerce. Esse era o órgão público britânico responsável por gerenciar, organizar e aperfeiçoar os processos nos departamentos do próprio governo.
E claro, toda ideia quando é boa ganha repercussão. Após algum tempo, outras empresas perceberam que essas práticas da ITIL poderiam ser aplicadas no gerenciamento de TI. Foi assim que a partir de 1990 essa biblioteca ganhou adeptos como a Microsoft e HP, por exemplo. Hoje essa técnica é crescente e é abordada em mais de dez mil empresas em todo o mundo.
ITIL é uma sigla — Information Technology Infrastructure Library — que em português tem como significado "Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação". Portanto, ITIL é um conjunto de boas práticas para o gerenciamento de TI. Em suma, essa biblioteca é composta por uma série de livros que são:

  • suporte e serviços;
  • entrega de serviços;
  • ICT (Information and Communication Technology) — gerenciamento da infra-estrutura;
  • planejamento para implementação do gerenciamento de serviços;
  • gerenciamento de aplicações;
  • perspectiva de negócios;
  • gerenciamento da segurança.

É importante destacar que desde 1980 a ITIL passou por adaptações que a tornaram mais efetiva e moderna. O último modelo lançado foi o ITIL4, essa nova versão baseia-se em um fluxo de valor flexível, que se concentra em processos, mas também no Sistema de Valor de Serviços e nos Princípios Orientadores.

Quais são seus benefícios?

Com a implementação do ITIL a empresa prezará pela melhoria contínua e pela adaptação às transformações digitais. Assim, é importante lembrar que os benefícios podem se desdobrar em diversas vantagens, como:

  • melhora do gerenciamento de problemas: menos incidentes ocorrem, pois, as diversas possibilidades serão trabalhadas e as decisões serão mais pontuais;
  • alinhamento da comunicação: os profissionais das diferentes áreas terão mais contato com o TI e vice-versa;
  • aumento a qualidade dos processos tecnológicos: os serviços de TI terão uma aplicação contínua e oferecendo inovação, transparência e compreensão;
  • aperfeiçoamento contínuo dos serviços:os dados são o novo petróleo”, eles serão informações essenciais para medições, avaliações e ajustes constantes.
  • benefícios para os profissionais: motivação, engajamento, produtividade e transparência.

São diversos os benefícios que podem ser alcançados. Muitas empresas têm percebido que, além das vantagens destacadas, também é possível reduzir custos, aprimorar processos, lucrar e diferenciar-se no mercado competitivo.

Como ter a certificação ITIL?

A certificação em ITIL não é promovida para as empresas, mas sim para os profissionais de TI. Esse investimento é muito significativo para aqueles que desejam, por meio de uma boa capacitação, aprender as melhores práticas para desempenhar suas funções com destreza, organização e fluência.
A princípio, é necessário realizar uma prova da ITIL Foundation, depois o candidato seguirá por três etapas:

  1. Managing Across the Lifecycle;
  2. ITIL Expert;
  3. ITIL Master.

O ITIL é uma certificação muito importante para o profissional de TI, algumas empresas veem-na como pré-requisito de contratação. É por isso que buscar a otimização dos recursos de tecnologia e da aprendizagem é fundamental para melhorar o desempenho do setor. É assim que o profissional de TI será, além de provedor de tecnologia, parceiro do negócio.
E então? Notou como investir na área de TI é fundamental para o crescimento da organização? Quer saber mais sobre o assunto? Então saiba como otimizar a sua gestão de TI!

WhatsApp (11) 93023-8494