fbpx
Nextel

Nextel

Mudanças na telefonia com o fim do serviço de rádio Nextel

O rádio Nextel foi o grande diferencial da operadora quando ela chegou no Brasil, em 1997 e por um longo período foi conhecida por ser a única a oferecer esse serviço. Por esse motivo ela foi utilizada por diversas empresas que buscavam uma maneira simples de manter a comunicação entre os colaboradores.
Desde 2014 a operadora vem desligando gradualmente a sua rede iDEN (a qual permite o funcionamento do rádio) e a substituindo pela 3G/4G. O desligamento definitivo está previsto para ocorrer em março de 2018.
A Nextel justifica tal mudança devido à ausência de aparelhos que ofereçam a tecnologia, o que torna inviável a continuação da rede. O interesse em novas tecnologias por parte dos clientes e a busca por equipamentos com recursos diversificados, contribuiu para que o serviço de rádio fosse substituído.

 Como fica para os clientes que utilizam o rádio Nextel?

Há algum tempo que a Nextel oferece o Serviço Móvel Pessoal (SMP) que permite a utilização das tecnologias 3G/4G. Atualmente grande parte dos clientes já os possui ou realizou a migração para ele.
Contudo, cerca de 10% dos clientes ainda utilizam o Serviço Móvel Específico (SME) - mais conhecido como rádio Nextel - e não possuem o nono digito no número do telefone. Com as mudanças, esse grupo não apenas deverá trocar a tecnologia utilizada como também terá o número do telefone alterado.
A operadora garante que os clientes não ficarão desamparados e terão promoções para adquirir um novo telefone Nextel, ou seja, planos com condições especiais.
Um benefício adicional e compensatório oferecido é o aplicativo Prip. O nome faz referência ao sinal sonoro emitido pelos rádios quando recebem chamadas.
Tal app promete transformar qualquer smartphone em rádio com uma função parecida com o Push To Talk (PTT). Ele contará com outros recursos extras, como enviar localização e realizar chamadas de voz. Os recursos disponíveis para o pleno funcionamento dependerão do serviço de dados ofertado pela operadora.
A grande questão para as empresas pode não estar relacionada diretamente ao serviço de rádio Nextel, uma vez que ele pode ser substituído por outro similar. Tais mudanças devem ter um maior impacto na forma de tarifação. As empresas que ainda possuem o SME devem se atentar ao novo plano que será contratado para não ter um impacto no financeiro.
Os clientes que possuem telefones que utilizam o SMP e com o número com o nono digito não devem ser afetados, o serviço continuará funcionando normalmente.

Encontre o melhor plano de telefonia para a sua empresa

Apesar da mudança do rádio Nextel ser obrigatória, as empresas possuem um tempo para estudar o melhor plano para adesão. Há a opção de substituir os serviços por outros oferecidos pela própria operadora, aproveitando as vantagens ofertadas ou trocar de prestadora de serviço.
Independente de qual seja a decisão é preciso realizar um planejamento e estudo para identificar o plano que melhor atenderá as necessidades. Tal procedimento se faz necessário devido as mudanças de tarifação, a utilização era ilimitada e possuía um custo fixo mensal, contudo, o consumo de dados 3G/4G e pacotes de voz podem não seguir as regras anteriormente aplicadas.
Ao continuar a usar o telefone Nextel no mesmo padrão que antes, mas, com o plano errado é bem provável que o valor sofra elevação. Somente uma análise das últimas faturas e padrão de utilização poderiam apontar qual o melhor plano a ser adotado.
Um item que pode gerar dúvida é em relação as cobranças demonstradas na fatura. Pôr a empresa não estar habituada com a nova tarifação, pode deixar que valores excedentes passem despercebidos e pague o que não deve pelo serviço.
A estratégia adequada seria receber a fatura já revisada por um software ou especialista, garantindo que as tarifas estivessem corretas. Uma consultoria nesse momento de migração pode fazer com que as escolhas corretas sejam feitas e os custos não sejam uma preocupação tão grande.
É possível reduzir os valores que eram gastos com o rádio Nextel trocando de plano e com um suporte nas faturas. O fim da rede iDEN poderá ocasionar algumas mudanças para parte dos clientes, mas os ganhos em relação aos recursos são compensatórios.
Agende um bate-papo com um especialista e realize uma consultoria que ofereça soluções completas.

WhatsApp (11) 93023-8494