gestão de dispositivos móveis

Sua empresa tem estratégia corporativa para gestão de dispositivos móveis?

O uso de dispositivos móveis no ambiente organizacional se intensifica e, portanto, a adoção de soluções que permitam desenvolver uma boa gestão de segurança e produtividade é essencial. Isso, porque ainda que estratégias como o BYOD (Bring Your Own Device) auxiliem na eficiência operacional, há um limite tênue que separa os benefícios da ociosidade e procrastinação.
Para promover essa produtividade, é necessário que exista um planejamento corporativo bem traçado, que objetive os resultados almejados na gestão de dispositivos móveis. Você acredita que pode desenvolver a maturidade móvel da sua empresa? Para responder a essa pergunta e descobrir o que pode ser usado para obter eficácia operacional, leia nosso post até o final.

Como identificar uma estratégia corporativa?

Quer ter sucesso em toda e qualquer ação dentro do seu negócio? Para isso, é fundamental aplicar o mapeamento de processos, que determina o roteiro ou o caminho que deve ser seguido para alcançar os objetivos que serão traçados.
Hoje, existe uma necessidade cada vez maior de traçar essas etapas e ações dentro das corporações, para não subutilizar a mão de obra e otimizar o tempo das atividades, sem erros e retrabalho.
Portanto, ser estratégico é planejar adequadamente as ações em busca de sustentabilidade, tanto nos níveis financeiro e social quanto nos processos, para viabilizar questões ambientais. Para, de fato, ter resultados positivos, é preciso aliar o discurso e a prática.

O que é gestão de dispositivos móveis?

Depois de entender como funciona a aplicação de uma estratégia corporativa, saberemos a importância de adaptá-la para a gestão de dispositivos móveis. Nesse modelo, o gestor promove uma mudança de comportamento daqueles que lidam com os recursos de comunicação da empresa e disponibiliza toda uma infraestrutura para que não faltem ferramentas para o fluxo de trabalho.
Por meio da distribuição de aplicações, um pacote de minutos e dados que supra a necessidade das rotinas laborais e definições de configuração que respeitem a política de uso e de segurança implementada pela empresa, é possível manter produtividade e eficiência.
A infraestrutura, composta não só por smartphones, mas também por tablets e computadores, que também podem ser usados como recursos de telecom, é monitorada continuamente, por meio de uma central ou como responsabilidade de um profissional competente.
Essa visão unificada das operações permite que a empresa tenha maior controle sobre as ações dos colaboradores sem comprometer a produtividade geral, além de permitir que estratégias como o BYOD sejam bem-sucedidas.

Qual a importância da estratégia corporativa para a gestão de dispositivos móveis?

A conexão mobile entre todos os profissionais que integram uma cadeia produtiva é uma necessidade. E, no mundo corporativo, isso se traduz em estar conectado 100% do tempo. A interação é necessária para desenvolver as diversas atividades com precisão. Os profissionais consultam informações em sites especializados, se comunicam com os stakeholders da empresa, acessam o sistema de gestão operacional.
Imagine uma equipe de vendas externas sem poder se comunicar com a base da empresa. Como eles poderiam ter acesso à atualização de preço ou o cadastro positivo dos clientes? Em contrapartida, o escritório recebe, em tempo real, dados sobre as vendas efetivadas e estabelece estratégias mais eficientes para melhorar os resultados, sem precisar esperar que a equipe retorne no final do dia.
Esse foi apenas um exemplo da urgência de um serviço que permita a integração e o controle desse conjunto, para promover a participação simultânea de todos os agentes que contribuem para a eficiência operacional. Mostraremos agora como você pode aplicar a gestão de dispositivos móveis na sua empresa.

O que é MDM, a estratégia corporativa para mobilidade?

O sistema Mobile Device Management (MDM) ou Gerenciamento de Dispositivos Móveis é a solução que você precisa para implementar a gestão de mobilidade e garantir a segurança das informações da sua empresa.
Esse sistema, que permite a administração de todos os dispositivos que compõem a infraestrutura de TI (smartphones, tablets, laptops e desktops) ganha destaque dentro de várias corporações justamente por fazer a proteção, o monitoramento e o suporte que todo o conjunto necessita, além de permitir gerenciamento em tempo real.
Consiste em disponibilizar uma espécie de central de gerenciamento remoto, de onde, por meio da Internet e sob os requisitos da política adotada pela empresa, o administrador configura e atualiza os dispositivos que fazem parte da rede corporativa — atualização de firmware e softwares, instalação de soluções e ferramentas, bloqueio de ameaças, backup, rastreamento por GPS e emissão de relatórios, por exemplo.

Quais os benefícios MDM?

Em suma, as vantagens e benefícios da adoção do MDM não se resumem apenas à redução de gastos com uso de linhas e dados de forma indevida, para uso pessoal, por exemplo, ou a subutilização de pacotes que são contratados em desacordo com o perfil de consumo da empresa. A adoção de uma gestão efetiva de dispositivos móveis permite:

  • proteger a infraestrutura de TI contra ameaças, em função do controle por identidade de acesso;
  • reduz a vulnerabilidade corporativa, já que impede que os usuários da rede se apoderem e divulguem para terceiros informações sigilosas, de forma a comprometer a competitividade do negócio;
  • aumentar a confiabilidade dos clientes e outros parceiros de negócio que, ao saberem que a empresa preza pela confidencialidade e proteção de seus dados, se sentem mais seguros para estabelecer relações mais produtivas e duradouras;
  • organizar a estrutura e promover o monitoramento constante das ações em ambiente corporativo;
  • automatizar rotinas de trabalho mais complexas;
  • disponibilizar relatórios e inventários, que são produzidos em tempo real para auxiliarem na tomada de decisão;
  • aumenta o comprometimento dos usuários, que têm mais consciência da política de organização e segurança adotada pela empresa e se sentem parte do processo de mudança.

Adotar a gestão de dispositivos móveis no seu negócio é uma forma consciente de promover a sustentabilidade a longo prazo. A estratégia contribui para a escalabilidade, o aumento da produtividade e a redução de custos, principalmente aqueles relacionados ao suporte e proteção de informações essenciais.
A gestão de dispositivos móveis já é uma realidade no seu negócio? Então responda nosso quiz sobre gestão de telefonia e veja se suas ações na área de telecom estão no caminho certo para a promoção de maior eficiência organizacional!

WhatsApp (11) 93023-8494