fbpx

O que é EMM - Enterprise Mobility Management

Tablets e smartphones cada vez mais são utilizados para que os profissionais executem as suas tarefas e algumas empresas têm adotado o BYOD (Bring Your Own Device) para gerir sua infraestrutura tecnológica. Ela consiste em os colaboradores utilizarem o próprio aparelho para trocar informações e realizar atividades profissionais. Porém, para que os dados fiquem seguros é preciso pensar em EMM - Enterprise Mobility management e tecnologias similares.
O EMM é uma solução que permite gerenciar os dispositivos, aplicações e todo o conteúdo de uma corporação. Ela vai garantir que tanto equipamentos corporativos como pessoais possam ser utilizados como ferramenta de trabalho sem colocar em risco a segurança dos conteúdos, atendendo as regras da empresa.
Sua relevância fica ainda mais evidente quando se observam os números que estão em constante ascensão. Estima-se que cerca de 25% dos colaboradores utilizem dispositivos móveis para realizar o trabalho e parte deles prefere os equipamentos particulares. Apesar disso proporcionar um aumento na receita de 37%, quando não adotadas medidas de segurança de TI, os dados podem ficar expostos e colocar a segurança das informações em risco.
E para resolver essa nova tendência do mercado é que surge o Enterprise Mobility management como solução.

Quais são os componentes do EMM - Enterprise Mobility management?

O EMM - Enterprise Mobility management se segmenta conforme a funcionalidade que oferece. Ele pode ser dividido em basicamente três frentes: gerenciamento de dispositivos móveis (MDM), gerenciamento de aplicações móveis (MAM) e gerenciamento de informação móvel (MIM).
Antes essas três tecnologias eram trabalhadas de forma separada, o que ocasionava problemas na mobilidade corporativa. Com o EMM ocorreu a integração delas e se solucionou os gaps que haviam em relação aos produtos.
Para que possa entender melhor o EMM - Enterprise Mobility management, veja o que cada um dos seus recursos oferece.

Mobile Device Management (MDM)

Ele vai gerenciar os dispositivos móveis, permitindo que os colaboradores trabalhem com os aparelhos que preferirem. Mas, para que isso ocorra, cuida de toda a segurança, disponibilizando um e-mail corporativo, configuração automática e outros recursos.
O MDM garante que a pessoa se torne mais produtiva com o seu equipamento e consegue separar as informações pessoais das corporativas, permitindo que dados da empresa sejam apagados sem impactar nos demais. Sua principal função é realizar o bloqueio dos dispositivos móveis.

Mobile Application Management (MAM)

O MAM ou gerenciamento de aplicações móveis está muito relacionado aos aplicativos utilizados no smartphone. Ele permite que se tenha uma loja corporativa de aplicativos a serem utilizados e que apresentem uma origem segura.
Ele também realiza a autenticação dos usuários nos dispositivos, auxiliando a identificar quem está acessando aos serviços. Assim como ocorre no MDM ele consegue separar os apps corporativos dos pessoais, facilitando a gestão e monitoramento do que for pertinente. Em suma, controla quais apps podem ser acessados por cada um dos usuários.

Mobile Information Manangement (MIM)

A terceira solução que faz parte do EMM - Enterprise Mobility management é o MIM também chamado de Mobile Content Manangement (MCM). O seu foco é nos dados e não dispositivos ou aplicativos como nas soluções anteriores.
Permite o armazenamento e distribuição dos dados apenas a aplicativos autorizados, utilizando a criptografia como meio de intensificar a segurança. Ele garante que as informações possam ser compartilhadas e acessadas de forma intuitiva, sem prejudicar a experiência do usuário. Ao mesmo tempo protege a distribuição de conteúdo não autorizados.
Em resumo o MIM faz com que apenas os aplicativos autorizados tenham acesso as informações e consigam transmiti-las.

Conclusão

As vantagens em utilizar o EMM são inúmeras para as organizações, entre elas podemos citar que os profissionais se tornam mais produtivos, ocorre redução dos custos operacionais e aumento da receita. Sem falar que os dados estão totalmente protegidos e a segurança com TI deixa de ser um fator tão preocupante.
As empresas que estão adotando as novas formas de trabalho e utilizando a tecnologia, não mais precisam se preocupar com a utilização de equipamentos móveis pessoais. O EMM - Enterprise Mobility management apresenta soluções completas para que os dados da organização fiquem seguros e os profissionais se tornem mais produtivos.
A Spring telecom é uma empresa que oferece soluções de EMM - Enterprise Mobility management. Para conhecer mais sobre ela visite o nosso site.

WhatsApp (11) 93023-8494