fbpx
EMM enterprise Mobility management e impacto nas empresas

EMM enterprise Mobility management e impacto nas empresas

A evolução do MDM para Enterprise Mobility Management e o impacto junto as empresas

As tecnologias de gerenciamento na área de TI são muito importantes quando percebe-se a evolução tecnológica trazida pela era dos dispositivos móveis. Com a criação e a disseminação desses dispositivos, os consumidores perceberam a capacidade de mobilidade e flexibilidade trazidas ao mundo empresarial, junto com as preocupações ligadas a segurança, gerenciamento e controle dos equipamentos, que passaram a ter uma extrema relevância.
Sendo assim, começou-se o desenvolvimento de conceitos para a gestão e controle dos dispositivos - através do MDM (Mobile Device Management - Gerenciamento de dispositivos móveis). O MDM é considerado como uma das tecnologias mais importantes para a segurança da informação e precursor do EMM (Enterprise Mobility Management - Gerenciamento da mobilidade empresarial).
Mas o que é de fato o Enterprise Mobility Management e qual o seu impacto junto as empresas?

O Enterprise Mobility Management

O EMM surgiu a partir da necessidade de evolução do MDM. As empresas perceberam que não era suficiente a preocupação apenas com a gestão da segurança da informação nos dispositivos móveis e começaram a investir no gerenciamento dos equipamentos como um todo, desde as configurações básicas até as soluções de aplicativos inovadores para a realização de tarefas de comunicação empresarial.
O seu desenvolvimento se baseou em soluções que alavancassem a mobilidade com o intuito de transformar os negócios, o que possibilitou o aumento da produtividade e flexibilidade para o profissional, em qualquer lugar que esteja e em qualquer dispositivo móvel que esteja disponível.
Alguns recursos "básicos" que uma boa solução de Enterprise Mobility Management devem ter são:

  • Gerenciamento de dispositivos através do MDM e a segurança da informação empresarial;
  • Gerenciamento das aplicações utilizadas, permitindo o controle de instalação, atualização e remoção de aplicativos;
  • Gerenciamento do conteúdo, afim de evitar perdas ou vazamentos de dados;
  • Monitoramento das informações e ações remotas, permitindo a equipe de TI capacitar os usuários para executarem comandos na resolução de problemas simples;

 

O impacto do Enterprise Mobility Management nas empresas e o que vem em seguida

O EMM traz impactos positivos para as empresas, uma vez que tem como foco auxiliar as companhias no desenvolvimento e na adoção da mobilidade de forma segura e produtiva no seu time de profissionais. Uma vez aplicada, os seus colaboradores tem a capacidade de acessar a rede da empresa em qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo previamente autorizado, de acordo com as políticas de uso e compliance, o que facilita o trabalho On-The-Go.
Em resumo, os impactos macros mais relevantes são:

  1. Agilidade em negócios e sua diferenciação através da inovação;
  2. Excelente experiência ao usuário através dos dispositivos móveis (time de funcionários e seus clientes);
  3. Proteção da marca e credibilidade do consumidor;

Após a adoção do EMM no mundo empresarial e do crescente sucesso na sua aplicação, novas formas de gerenciamento estão surgindo. A inovação da tecnologia e dos dispositivos permitem que os métodos e conceitos sejam aprimorados continuamente, o que propicia melhores formas para a gestão da informação e o aumento de produtividade. Em contra-partida, a necessidade permanente da área de TI de se manter atualizada para atender a gestão em mobilidade corporativa por completo.
Em seguida surge o UEM (Unified Endpoint Management), como o caminho natural de evolução do EMM, de uma forma simples, uma solução que permitiu a unificação do gerenciamento tanto dos dispositivos móveis como também de notebooks e desktops.
Não perca os próximos posts, entraremos em detalhes sobre todas estas novas possibilidades emergentes, e o que existe de high-end para sua gestão completa em mobilidade corporativa.

Saiba mais!

Saiba mais sobre Mobile Device Management, Enterprise Mobility Management e Unified Endpoint Management. Acompanhe nosso blog, participe na seção de comentários e não perca nossos posts.
Entre em contato com o nosso time de especialistas para saber como a Spring Telecom pode ajudar na implantação dessas incríveis formas de gerenciamento de dispositivos na sua empresa!

WhatsApp (11) 93023-8494