fbpx

Qual a diferença entre o plano empresarial e o plano pessoal?

Contratar um serviço de telefonia para o trabalho pode gerar algumas dúvidas. Enquanto algumas empresas preferem contratar um plano empresarial, outras acham melhor que cada funcionário tenha um plano individual.
No segundo caso a empresa oferece uma ajuda de custo ou paga a fatura do funcionário. O problema é que não se tem um controle sobre o que está sendo utilizado e o dinheiro pode ser desperdiçado.
Mas, afinal, o que vale mais a pena para a empresa? Isso dependerá da necessidade de cada uma delas. Porém, apresar dos produtos oferecidos serem semelhantes, existem uma grande diferença entre eles. Essas desigualdades podem ser percebidas, desde que se entenda o conceito de cada serviço e o que é disponibilizado aos usuários. Entenda a diferença de cada uma dessas modalidades.

Plano empresarial

O plano empresarial de telefonia está disponível para as empresas, ou seja, só pode ser adquirido por pessoas jurídicas que possuam CNPJ. No geral, eles costumam ser pós-pagos, a empresa primeiro utiliza os serviços e depois recebe as faturas para realizar o pagamento.
Um dos diferencias desses planos é que não costuma haver limite de números de telefones que podem estar vinculados a uma conta. Assim, se a empresa precisar apenas de uma linha conseguirá, e se precisar de 500 também poderá ter.
É possível ainda contar com serviços compartilhados, por exemplo, um pacote de minutos. A empresa contrata um pacote de 1.000 por mês que será utilizado entre 5 linhas. Esse compartilhamento acaba tornando mais barato o serviço, pois não será preciso contratar um pacote para cada uma delas.
Os serviços de dados também estão disponíveis, permitindo que se acesse a internet e utilize aplicativos. Pacotes de SMS também podem ser contratados.
Um diferencial encontrado no plano empresarial é a possibilidade de fazer ligações intragrupos gratuitas. Por exemplo, se a empresa tem 10 linhas corporativas e possui o serviço, elas podem fazer ligações entre si sem pagar pelas chamadas.
Os telefones em comodato também são uma realidade. Nesse caso a empresa pode utilizar um aparelho da operadora de telefonia como se fosse emprestado, não precisando gastar com equipamentos.
Para finalizar, as tarifas para os planos empresariais de telefonia costumam ser mais atrativas, uma vez que o consumo do serviço é maior.

Plano pessoal

Os planos pessoais são voltados para pessoas físicas, isso quer dizer que estão vinculados a um CPF. Eles podem ser utilizados na modalidade pré-pago, no qual é preciso fazer recargas para utilizar o telefone ou pós-pago, com fatura.
Os serviços básicos são os mesmos que um plano empresarial, tem-se acesso a ligações, dados e SMS. A diferença está no valor das tarifas, nesse caso elas costumam ser maiores.
Além disso, os serviços não costumam ser compartilhados, salve algumas exceções, que são os planos chamados de família. Porém, os pacotes de minutos, dados e SMS são menores, nem sempre sendo possível adequar a real necessidade.
O plano pessoal, costuma ser indicado para quem usa o celular no dia a dia e não possui um uso intenso do telefone. Já os profissionais podem optar pelo plano corporativo.

Como escolher o melhor plano empresarial

Sabendo das diferenças, acaba sendo mais vantajoso para as empresas utilizarem um plano empresarial, até porque conseguem monitorar melhor o que está sendo utilizado e personalizar os serviços.
Mas, antes de escolher o melhor plano corporativo para a empresa é preciso fazer um levantamento com as reais necessidades e verificar as opções existentes no mercado. Deve-se fazer um comparativo antes de escolher.
Outro ponto importante é sempre gerenciar o uso das linhas e se não está havendo um consumo excessivo ou abusivo.
Controlar tudo isso pode não ser uma tarefa fácil para as empresas, por isso é sempre bom contar com a ajuda de quem entende. As empresas de gestão de telecom gerenciam o uso das linhas e ajudam a encontrar o plano mais adequado para a sua empresa. Além disso, contam com suporte 24 horas para auxiliar em casos de dúvidas e conseguem diminuir as contas, trazendo economia para a empresa.
Na dúvida, sempre compare o plano empresarial com o plano pessoal para definir qual atenderá melhor ao seu negócio. Se precisar, peça ajuda a Spring Telecom e conte com profissionais ao seu lado.
 

WhatsApp (11) 93023-8494