fbpx
adult blur cellphone

adult blur cellphone

Quais os componentes do Enterprise Mobility Management?

A tecnologia de Enterprise Mobility Management é considerada como uma poderosa ferramenta de gestão de dispositivos, fornecendo assim serviços desenvolvidos especificamente para garantir a segurança e o bom uso dos dados da empresa. Pode ser considerada como um pacote de serviços e sistemas que juntos transformam os dispositivos utilizados por seus funcionários em ferramentas de trabalho.
Esses dispositivos podem ser dos próprios funcionários (também conhecido como o formato de B.Y.O.D., ou Bring Your Own Device - Traga Seu Próprio Dispositivo) ou fornecidos pela empresa, que através do Enterprise Mobility Management consegue gerenciar de forma satisfatória toda a propriedade intelectual da empresa, assim como a segurança dos seus dados e a boa integração do dispositivo com todo o ecossistema empresarial.
Com o EMM, alguns componentes também devem ser destacados como o UEM, MDM, MEM, MCM e MAM. E o que são estes componentes?

O Enterprise Mobility Management e os seus componentes

O Enterprise Mobility Management é formado por diversos componentes, os quais são o UEM, MDM, MEM, MCM e MAM. Cada um destes possui características básicas e que são relevantes para as empresas.

UEM - Unified Endpoint Management

A ferramenta da UEM visa complementar o Enterprise Mobility Management, uma vez que leva a integração que já é realidade nos dispositivos móveis para todos os outros dispositivos utilizados numa empresa, como desktops, laptops e tablets - obtendo assim uma forma de aumentar a produtividade, segurança e disponibilizar um ambiente de trabalho completo para funcionário, onde quer que ele esteja.

MDM - Mobile Device Management

Complementar ao Enterprise Mobility Management, a tecnologia de MDM tem como objetivo gerenciar remotamente o ciclo de vida dos dispositivos móveis e assim controlar a manutenção adequada desses dispositivos, assim como atualizações e configurações de políticas de segurança.
O MDM geralmente envolve a instalação de perfis específicos para o uso profissional daquele dispositivo, uma vez que através dos perfis de configuração é possível o controle remoto - inclusive com a restrição de acesso a e-mail não autorizado em caso de dispositivos perdidos ou roubados. Outro ponto importante desse tipo de gerenciamento é a possibilidade da utilização de ferramentas para a solução de problemas também de forma remota.

MEM - Mobile Email Management

A ferramenta de gestão do e-mail corporativo merece destaque pois é importante para o gerenciamento das informações sensíveis que são trocadas entre os funcionários da empresa. O MEM permite provisionar e-mail através de diferentes tipos de dispositivos, sistemas operacionais e clientes de e-mails - além de atuar na segurança de e-mail sobre redes não confiáveis.
Com a disponibilidade e a rapidez que o mercado exige atualmente, dados precisam ser trocados quase em tempo real e o email tem um papel importante - portanto, fazer um bom gerenciamento do mesmo é essencial.

MCM - Mobile Content Management

O MCM permite o gerenciamento e controle de conteúdo entre os dispositivos (tanto móveis quanto desktops) e possui alguns pilares que são o controle do acesso e da segurança a conteúdos sensíveis, assim como a disponibilidade desses conteúdos. Pode também conter e gerenciar formas de autenticação nos dispositivos e integrar serviços de acesso ao CloudComputing.

MAM - Mobile Application Management

O gerenciamento de aplicativos nos dispositivos também é importante, uma vez que gerenciar as aplicações é mais fácil do que gerenciar o hardware como um todo. A proteção sensível de informação de aplicativos de terceiros é um papel fundamental no MAM - como os anexos que podem ser perdidos ou disseminados por aplicativos de leitura de terceiros.
O MAM também atua no controle e gerenciamento de licenças e notificações de segurança, agindo na instalação ou na remoção a distância de aplicações. É um importante pilar do Enterprise Mobility Management, uma vez que com o B.Y.O.D. muitos funcionários tem trazido seus próprios dispositivos.

Saiba mais!

Saiba mais sobre o Enterprise Mobility Management  e acompanhe nosso blog. Participe na seção de comentários e não perca nossos posts.
Entre em contato com o nosso time de especialistas para saber como a Spring Telecom pode ajudar na implantação dessas incríveis formas de gerenciamento de dispositivos na sua empresa!

WhatsApp (11) 93023-8494