fbpx
original eeecaabddafd

original eeecaabddafd

6 dicas de como aumentar a produtividade da equipe mobile

Buscar soluções sobre como aumentar a produtividade da equipe mobile é um desafio para os gestores de TI, que necessitam acompanhar o trabalho de seus times, mesmo não ocupando o mesmo espaço físico que eles. Isso é necessário, uma vez que a tecnologia quebrou fronteiras e barreiras geográficas, sendo o trabalho a distância uma realidade nos dias de hoje.
Com os recursos tecnológicos, muitos profissionais deixaram de ocupar a sede da empresa todos os dias da semana. É mais econômico e prático para as companhias, que os trabalhadores atuem em home offices. O uso de coworkings também é uma alternativa para muitos.
Mas como aumentar a produtividade da equipe, mesmo estando longe dela? Temos algumas dicas para isso. Continue conosco e confira!

1. Centralize a comunicação

É importante que toda a comunicação do time esteja centralizada, para que todos tenham acesso a todas as etapas do trabalho e como está o andamento das tarefas. Para isso, existem diversas plataformas e aplicativos que podem ser utilizados.
Ferramentas com o Trello, o Slack, entre outras, possibilitam que os gestores organizem os fluxos de trabalho e mantenham a comunicação constante com as equipes de TI. Isso facilita muito para que as trocas de informações sejam centralizadas e se evitem problemas por falta de conhecimento acerca das atividades.
Eventualmente, além do acompanhamento pelas ferramentas de gestão, o coordenador do time pode realizar reuniões a distância, por meio de plataformas de videoconferência. De tal modo, podem ser trocadas informações gerais sobre o andamento das tarefas e, também, alinhados alguns pontos necessários.

2. Estabeleça metas e prazos claros

Também é preciso que sejam estabelecidas metas e prazos claros para que sejam cumpridos pelos colaboradores. A ideia é que cada um deles possa se organizar para que tudo seja realizado dentro do prazo previsto.
O gestor também precisa ter o cuidado de não solicitar tarefas com prazo muito urgente, por exemplo. É claro que imprevistos podem acontecer e isso ser necessário, vez ou outra, quando um cliente solicita uma demanda para “ontem”, por exemplo.
O que não pode é a exceção virar regra! As metas e prazos devem ter um período lógico e possível de sempre cumpridos. Caso contrário, o trabalho começará a acumular e se tornar uma “bola de neve”, com uma tarefa atrasando a outra.

3. Monte checklists para organizar listas de tarefas

Um autor chamado Gareth Morgan classifica as organizações em metáforas, sendo uma delas a máquina. De acordo com o estudioso da administração, quando uma tarefa ou colaborador da empresa para, tudo para, assim como acontece no mecanismo de um relógio, por exemplo.
Para evitar que isso aconteça e que problemas ocorram para que as tarefas sejam cumpridas, o gestor deve montar checklists para organizar listas do que precisa ser feito. O objetivo disso é que os colaboradores marquem as etapas que realizarem, para que os colegas que realizam as ações posteriormente, iniciem o seu trabalho.
Imagine, por exemplo, que uma empresa que desenvolve sites tem um programador responsável pelo front-end e outro profissional que realiza o back-end. Nesse caso, o segundo colaborador somente pode iniciar as suas atividades quando o colega tiver finalizado o seu trabalho.
Com um checklist, no qual todos têm acesso, isso poderá ser realizado sem que grandes problemas aconteçam. Afinal, as etapas de front-end e back-end se complementam, mas uma depende da outra para que o produto final tenha um bom funcionamento.

4. Controle o fluxo de trabalho

O gestor também necessita ter um fluxo de trabalho muito bem organizado. É preciso que seja desenvolvido um organograma organizacional, onde cada colaborador tenha clareza acerca das suas responsabilidades e obrigações.
O fluxo possibilita que todos saibam onde iniciam e onde terminam as suas obrigações. Além disso, permite que se saiba quem são os profissionais responsáveis de cada uma das áreas ou atividades da empresa.
Vamos voltar ao exemplo da empresa que desenvolve sites. Se além dos programadores a equipe ainda tiver um web designer e um produtor de conteúdo textual, é preciso deixar claro, quais são as funções de cada um deles.
De tal maneira, o programador saberá em que situações deverá recorrer ao designer e ao redator para solicitar informações que contribuam para as suas ações, por exemplo.

5. Pratique o BYOD

Quando falamos em ideias sobre como aumentar a produtividade da equipe mobile, algo que não pode ser desconsiderado é o Bring Your Own Device (BYOD). Trata-se de um método que melhora a satisfação do usuário e permite que ele se torne mais produtivo.
A ideia é que os próprios dispositivos dos colaboradores sejam utilizados para a realização do seu trabalho. Assim, os funcionários poderão utilizar os seus notebooks, smartphones e tablets para desenvolverem o seu trabalho.
Isso faz com que os funcionários produzam mais, uma vez que eles já conhecem todos os atalhos e formas de uso dos equipamentos. Além do mais, gera economia para as empresas.

6. Tenha um software de gestão de produtividade, como o da Spring

Nós, da Spring Telecom Group, oferecemos uma solução interessante para os gestores de TI que buscam opções sobre como aumentar a produtividade da equipe. Trata-se da nossa ferramenta integrada e centralizada EMM, que tem funcionalidades muito úteis para os gestores.
A ferramenta que oferecemos é essencial para que os gestores monitorarem as suas equipes com mobilidade. O MDM pode criar políticas de não baixar app de redes sociais, permite a criação de regras de horários de utilização, controla os aplicativos que os funcionários utilizam para não gastar o pacote de dados etc.
Além disso, não possibilita a conexão a redes wi-fi públicas, que tornam os equipamentos mais vulneráveis a vírus, por exemplo. De tal maneira, todas as ações são focados no mobile e problemas são evitados.
Tudo isso é muito bom, concorda? É por isso que você, que busca por soluções sobre como aumentar a produtividade da equipe mobile, precisa conhecer os recursos oferecidos pela Spring.
Para saber mais, acesse agora o nosso site e conheça a nossa ferramenta. Ela é muito útil e pode trazer melhorias consideráveis para a sua empresa.

WhatsApp (11) 93023-8494