chuva e caos

Veja como a tecnologia pode ajudar em situações de chuva e caos

As grandes metrópoles costumam enfrentar diversas dificuldades com relação à chuva e ao caos, assim como ocorreu recentemente em cidades como São Paulo e Belo Horizonte, sendo esse um problema cada vez mais recorrente.

Contudo, o que muitas pessoas não sabem é que a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse momento, uma vez que ela é capaz de auxiliar em situações de chuva, caos e alagamentos.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o tema e descobrir como a tecnologia é capaz de ajudar quando há uma grande chuva e o caos se instala na cidade, continue a leitura e confira!

Como a tecnologia pode ser uma aliada em situações de chuva e caos?

As chuvas e os alagamentos, em geral, dificultam a locomoção das pessoas, geram acidentes e muitas vezes até mesmo as impedem de chegar ao local de trabalho ou em casa. Veja, a seguir, mais detalhes sobre como a tecnologia é capaz de ajudar nesse momento!

Permite o trabalho por meio de celulares corporativos

O trabalho remoto é, na prática, o trabalho à distância, de modo que pode ser feito de qualquer lugar, como de casa ou até mesmo de outra cidade, se for o caso. É uma excelente alternativa para não perder o trabalho em dias de chuva e caos, já que nesse caso o trabalhador não precisa se locomover pela cidade para exercer as suas funções, evitando imprevistos.

Em razão dessa situação em que funcionários ficam presos no caos gerado pela tempestade, muitos empregadores têm prejuízos, uma vez que os colaboradores não conseguem trabalhar naquele dia.

Com a tecnologia essa situação pode ser remediada, por exemplo, por meio do trabalho remoto, que permite que os colaboradores exerçam as suas atividades profissionais de onde estiverem, por meio de celulares corporativos.

Trata-se de uma solução que visa à agilidade, além de ser segura e prática. Afinal, todos os dados gerados por meio do trabalho remoto podem ser compartilhados entre a equipe e armazenados automaticamente.

Os grandes bancos localizados em São Paulo e o mercado financeiro, o que inclui a bolsa de valores e as corretoras, nem sequer sofreram com os grandes impactos causados pela chuva, justamente em razão do trabalho remoto, que permitiu que os funcionários optassem por trabalhar sem saírem de casa.

Informa a situação atual do trânsito

Outro aspecto relevante é que não importa a época do ano, uma chuva pode mudar tudo. Afinal, o cotidiano de uma grande cidade pode ser drasticamente alterado em razão de eventos meteorológicos.

Em geral, apenas contar com um guarda-chuva não costuma ser o suficiente, sendo fundamental conhecer a situação para evitar transitar por ruas e avenidas congestionadas, por exemplo. Nesse sentido, a tecnologia também pode ajudar, uma vez que existem aplicativos que informam a situação do trânsito em tempo real para que o motorista desvie o seu caminho para locais menos congestionados.

Além disso, existem ferramentas tecnológicas que enviam alertas referentes ao funcionamento do transporte público, informando, por exemplo, as linhas que estão com interrupções ou lentidão, contando inclusive com dados oficiais de agências públicas.

Evita acidentes

Outra função relevante da tecnologia em dias de chuva intensa é sua capacidade de evitar acidentes, uma vez que informa os melhores trajetos mesmo com as enchentes pela cidade — ação que previne acidentes de todos os tipos, como batidas no trânsito ou perda do carro no alagamento.

Possibilita a comunicação instantânea

Se um colaborador não vai conseguir chegar ao local de trabalho em razão da chuva e do caos instalado na cidade, ele consegue de maneira simples e instantânea avisar a empresa em que trabalha sobre sua condição e, se for o caso, já iniciar o seu trabalho remotamente, por meio da tecnologia, seja por aplicativos de mensagens instantâneas, seja por chamadas de vídeo, entre outros recursos.

Trata-se de uma medida importante porque evita a falta no trabalho e até mesmo o desconto no salário ou a necessidade de compensar as horas perdidas, caso haja a possibilidade de trabalho remoto. Afinal, alagamentos, enchentes, falhas no transporte público ou interrupções no trânsito não são situações previstas na legislação que dão ao trabalhador o direito de se ausentar sem ter desconto no pagamento.

Permite o envio de informações

No mesmo sentido, informações importantes podem ser enviadas em tempo real, inclusive com o compartilhamento de fotos, vídeos e notícias a respeito da situação gerada pela chuva.

Uma empresa, pode, por exemplo, comunicar a todos os seus funcionários a respeito de pontos de alagamentos e dar instruções sobre trabalho remoto, disparando e-mails a todos os seus colaboradores de uma só vez.

Alerta sobre pontos de alagamento

Mais uma das grandes vantagens da tecnologia é que muitos aplicativos conseguem informar em tempo real sobre pontos de alagamento, sendo que até mesmo os próprios usuários conseguem reportar ao sistema acerca das vias afetadas, interditadas ou bloqueadas por causa da chuva.

Trata-se de um recurso tecnológico que, além de evitar transtornos, ainda previne acidentes e até mesmo doenças, uma vez que a água de um alagamento pode estar contaminada e, nesse caso, ela pode transmitir diferentes doenças.

Quais ferramentas e tecnologias podem ser utilizadas?

Agora que você já sabe como a tecnologia pode ajudar em dias de chuva e caos, é preciso conhecer quais ferramentas e tecnologias utilizar nesse momento.

Um grande aliado são os dispositivos móveis, inclusive os corporativos, para que seja possível exercer o trabalho remoto. Afinal, eles são ferramentas em que é possível instalar aplicativos, como Wase e Google Maps, que informam sobre o clima, probabilidade de chuva, trânsito, pontos de alagamento e até mesmo acidentes.

Além disso, para que seja possível obter essas informações em tempo real, é preciso contar com um bom plano de dados> em seu smartphone para estar conectado a uma rede de internet de qualidade, uma vez que estando off-line não é possível ter acesso a essas informações.

Agora que você já sabe como a tecnologia pode ajudar em dias de chuva e caos, talvez tenha percebido que as ferramentas tecnológicas se tornam cada vez mais essenciais no cotidiano, especialmente na rotina das grandes cidades. Afinal, é preciso acessar em tempo real informações sobre o que nos rodeia para termos uma qualidade de vida melhor.

Gostou deste post? Compartilhe-o em suas redes sociais e ajude os seus amigos a descobrirem como a tecnologia pode ajudar em situações de chuva e caos!

WhatsApp (11) 93023-8494