fbpx
celular corporativo

celular corporativo

Até que ponto você pode monitorar seus profissionais no uso de celular corporativo.

Atualmente o celular corporativo passou a ser uma importante ferramenta de trabalho.
Porém, existem algumas questões que são discutidas constantemente, como se é possível monitorar os profissionais e até que ponto. O assunto envolve não apenas a ética, mas a segurança da informação e tem sido alvo de discussões.
É importante fazer essa reflexão para que os direitos nem do trabalhador nem da empresa, sejam violados. Principalmente porque alguns profissionais acabam fazendo uso indevido do celular da empresa como baixar jogos e fazer ligações pessoais. Nesses casos acabam vendo o monitoramento como uma prática abusiva.
Contudo, alguns tipos de monitoramentos são necessários para manter a segurança dos dados da empresa, evitando que sejam divulgados de maneira indevida, através do celular.
Esse controle, só pode ser feito em um celular corporativo, aquele que a empresa disponibiliza a linha e o aparelho para o colaborador.
De forma alguma ele pode ser realizado em um aparelho particular, mesmo que a linha seja utilizada para fins profissionais.

O que pode ser monitorado em um celular corporativo?

A monitoria de linhas corporativas pode ocorrer em qualquer situação que a empresa considere necessário. Para isso é preciso informar aos colaboradores previamente quais são as regras para utilização do serviço. Fazer com que assinem um termo de ciência também é fundamental.
Isso impede que no futuro o funcionário entre com um processo trabalhista citando a invasão de privacidade ou direitos violados.
Um fato que precisa ser lembrado é que ao monitorar seus profissionais é preciso fazer isso de forma igualitária, não focando em apenas um funcionário.
Todos devem receber o mesmo tratamento de acordo com o seu cargo e nível hierárquico. Isso garante que não haja discriminação e o fato não seja visto como uma perseguição.
Adotando essas medidas, o monitoramento irá ocorrer para proteger os dados da empresa e reduzir os custos. E por outro lado, protegerá a empresa caso os funcionários comecem a usar o celular indevidamente.
O uso da internet de certa forma consegue ser monitorado em uma rede corporativa, deixando registrado o que foi acessado e feito. Além do consumo da franquia de dados outras informações costumam ser vigiadas como o download de aplicativos, principalmente os pagos.
As ligações, essas não costumam ser gravadas, mas, se houver necessidade, os funcionários também devem ser informados. O mais comum nesses casos é acompanhar pela fatura os números contatados.
Qualquer utilização do aparelho pode ser monitorada em tempo real ou off-line. Quando se trata dos assuntos vinculados ao trabalho, a empresa deve acompanhar o uso dos telefones corporativos.
O fato de monitorar seus profissionais é uma segurança para a organização, não deixa que informações valiosas vazem. Ao mesmo tempo controla o uso e evita um aumento desnecessário na fatura. Mas com certeza isso desprende tempo e diminui a produtividade.
Então, qual a melhor forma de monitorar os celulares da empresa?
Contratar uma empresa de Gestão de Telecom é a decisão ideal para manter a qualidade do trabalho profissional e a produtividade do time.
Por não conhecer os profissionais fará o controle de forma igualitária, utilizando os critérios pré-estabelecidos pela empresa e transmitindo maior seriedade.
O controle é feito com muito mais eficiência, uma vez que se se tem especialistas no assunto que conseguem observar detalhes que poderiam passar despercebidos por gestores das empresas.
O monitoramento pode considerar ligações, uso de dados, download de aplicativos, entre outros. Esse acompanhamento costuma ser feito pela fatura. Visualizando os serviços utilizados, qualquer desvio é facilmente percebido.
Isso permite que sejam tomadas providencias para a utilização correta dos telefones corporativos e evita a perda de dinheiro.
A Gestora de Telecom consegue acompanhar e controlar todas essas funções em um tempo recorde, evitando que situações se prolonguem. A empresa, por sua vez ganha ao monitorar seus profissionais, garantindo mais produtividade com menos distrações ao celular e reduzindo despesas desnecessárias.

WhatsApp (11) 93023-8494