fbpx

A revolução da tecnologia 5G no Brasil e no mundo.

A tecnologia 5G avança pelo mundo cada vez mais veloz e o Brasil já apresenta os seus primeiros passos para o início desta revolução.

Por que a chegada do 5G é tratada como uma grande mudança que irá impactar tudo que conhecemos hoje? Essa é uma das perguntas que tentaremos esclarecer nesse artigo e mostrar como será importante você se preparar para ela e quais os passos e desafios que o Brasil irá enfrentar para implementar essa nova geração de redes móveis.

Em cada geração das redes móveis temos principalmente um incremento em relação a velocidade de conexão e transmissão de dados, foi assim em cada uma delas, ampliando as possibilidades de utilização a medida em que se avançava.

No início da primeira geração para se ter ideia, só era possível realizar chamadas de voz de forma analógica, via rádio. A partir da segunda geração (2G) já temos a entrada de fato na era digital, com melhoria significativa nas conversas (menos interferência, padrões definidos e maior compatibilidade), possibilidade de envio de mensagens de texto e a transferência de dados, ainda que de forma limitada. O 3G consolidou o acesso à internet nos celulares, navegação em sites, redes sociais e o uso do e-mail, trouxe mais velocidade e maiores capacidade de transferência de dados. O 4G enfim consolida a conexão móvel com mais velocidade, maior estabilidade do serviço e de transferência de dados, sendo possível por exemplo assistir vídeos em alta definição, realizar videoconferências, entre outras possibilidades.

Seguindo este caminho é de se imaginar que o 5G seria mais um novo incremento no aumento da velocidade e da capacidade de transferência de dados, entretanto é muito mais do que isso. Neste momento nós temos um grande avanço da Indústria 4.0 e da IoT (Internet of Things, ou Internet das coisas) e o 5G é a tecnologia que faltava para sua expansão em larga escala e de forma acessível.

O padrão de comunicação das nossas relações tem mudado, os serviços web hoje estão totalmente integrados na sociedade, modificando a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. O 5G irá permitir alcançar um patamar muito superior ao que nós temos hoje, só para citar alguns exemplos de áreas impactadas no Brasil, podemos citar: indústria, o agronegócio, a cidade e a saúde.

Isso significa que teremos cidades mais inteligentes com maior aproveitamento de energia, mudança na mobilidade urbana com a expansão dos veículos autônomos, maior eficiência no agronegócio através de sistemas de controle do clima, temperatura, entre outras variáveis em tempo real, a expansão da indústria 4.o e da IoT (Internet of Things – Internet das coisas) e na saúde o avanço de aplicações na robótica remota e da telemedicina, só para citar alguns exemplos.

Com tudo isso, amplia-se as possibilidades para as empresas, surgimento de novos negócios ou mudanças na forma como os atuais serviços são executados. Quem não estiver atento pode ficar para trás e se posicionar hoje antecipando as novas transformações pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso em alguns setores.

No Brasil, o leilão da 5G está movimentando as principais empresas para adquirirem a sua parcela de mercado, mas elas também devem enfrentar no futuro o desafio de liderar essa revolução tecnológica em um país continental como o nosso. Sabemos que para isso será necessário apoio e grande investimento em infraestrutura, um benefício que esperamos que seja extremamente benéfico para o país.

Essa revolução também exige atenção, uma vez que a web passa a ter ainda maior representatividade nos negócios, inclusive sendo a base para muitos deles, o controle e segurança no uso da tecnologia passa a ser essencial para preservar até mesmo a sua existência.

Uma gestão eficiente dos dispositivos móveis precisa ser pensada desde agora para garantir um futuro seguro e saudável para encarar essa nova era do 5G.

WhatsApp (11) 93023-8494