fbpx
chamada blog

chamada blog

2050 E AS INOVAÇÕES QUE VÃO IMPACTAR O MUNDO

Vamos direto ao ponto, caríssimo leitor: a tecnologia muda o comportamento das pessoas a cada segundo. O vínculo com o celular é um bom exemplo, já que uma estatística surpreendente descobriu que os jovens da geração millennials - entre 18 e 32 anos - checam seus smartphones mais de 150 vezes ao dia. Isso não é tudo, mas já é muito. Por isso, enquanto você lê esse texto, as inovações disparam.
Mas o que vai acontecer daqui a 5 ou 10 anos? E até 2050, muda tudo? A tecnologia é mesmo a nova nicotina, como costuma dizer o prestigiado palestrante motivacional, Simon Sinek. Essas e outras respostas estão aqui.
É muito comum fazer suposições do que se pode esperar daqui a algumas décadas. Popularização do carro autônomo, que não precisa de motorista; órgãos artificiais, que poderiam acabar com as filas dos transplantes; energias alternativas; viagens supersônicas.... Hoje, já temos vários avanços tecnológicos que estão sendo aprimorados.
——————————————————————————————————————-
Leia também: GDPR: como a solução da Spring Telecom pode ajudar a sua empresa
Leia também: GDPR – Tudo o que as multinacionais precisam saber
Leia também: Segurança é o Oxigênio de uma Empresa
Leia também: 5G é a Bugatti da tecnologia móvel
——————————————————————————————————————-

NICOTINA DIGITAL

Se a tecnologia é a nicotina nos dias de hoje, o celular é o grande vício das pessoas. Você passa o dia checando sua tela móvel, mesmo que não haja nada. Seu telefone toca ou emite um bipe para cada notificação de cada aplicativo - e você precisa verificar todas as vezes. Leva o telefone ao banheiro, ele vai junto com você para a cama. A mídia social cria esse loop que você não pode sair. Não há fim.
A questão não é se é bom ou ruim; a questão é sobre equilíbrio. E os millennials já descobriram como tirar proveito e usar a tecnologia a favor da produtividade.
Só para se ter ideia, os jovens do mundo inteiro dizem que a tecnologia lhes proporciona um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional, contribuindo para um melhor entendimento dos projetos, por exemplo. Essa tendência nos comprova que os smartphones serão ferramentas de trabalho cada vez mais usadas nas empresas de todos os setores. O futuro acontece agora.

CELULAR SOB A PELE

Tudo é muito possível e inovador. A área da telecomunicação, por exemplo, vai passar por uma verdadeira revolução. A começar pelos celulares – eles serão implantáveis. Especialistas garantem que nos próximos 10 anos essa tecnologia estará disponível em grande escala. O aparelho, um chip mais robusto implantado sob a pele, será capaz de monitorar vários dados, permitindo que o usuário fique constantemente conectado à internet e se comunique através de sinais verbais ou ondas cerebrais.
A conectividade é outra plataforma da tecnologia do amanhã – teremos um trilhão de sensores conectados à rede até 2025. A Internet das Coisas (IoT), termo que descreve um cenário em que inúmeros objetos do seu dia a dia estarão conectados e se comunicando mutuamente, oferecerá um grande potencial para modificar as nossas vidas. Especialistas preveem que 10% da população mundial, até 2022, estarão vestindo roupas com chips embutidos que se conectam à rede.

UNIVERSO CONECTADO

Ainda na lista das mais importantes tendências do futuro, está a conexão universal. Espera-se que até 2050 todo o mundo esteja ligado à internet - atualmente, aproximadamente 40% da população mundial têm acesso à web. Cogita-se que mais de 90% da população mundial terão um smartphone até 2025, permitindo o acesso rápido e fácil à rede, e que 97,5% estarão conectadas em 2050 (o que serão mais de oito bilhões de pessoas).
A busca por fontes de energia vai movimentar a sociedade, que estará mais preocupada com a saúde do planeta. A energia solar, por exemplo, é uma tecnologia que já existe há algum tempo, mas ainda não é suficientemente utilizada. De acordo com pesquisas da Agência Internacional de Energia (IEA), espera-se que até 2050 os painéis solares serão capazes de gerar 27% da energia total do mundo. Eles serão a principal fonte de energia da humanidade. E se isso acontecer, aproximadamente 6 bilhões de toneladas de dióxido de carbono, por ano, poderão deixar de ser enviados para a atmosfera.

VEÍCULOS IMPRESSOS EM 3D

Isso tudo sem falar na mobilidade propriamente dita. Os veículos autônomos serão cada dia mais populares, podendo ir e vir com seus passageiros sem que nenhum deles precise se preocupar em dirigi-lo. Além do conforto e da conveniência, esse tipo de veículo promete uma locomoção mais econômica e segura do que os atuais modelos.
Há também na área da mobilidade urbana a chegada dos carros feitos em impressão 3D. Para garantir o bem-estar do motorista e do passageiro, o carro será construído utilizando materiais seguros para dirigir na estrada ou em locais com variações drásticas de temperatura. As peças serão produzidas por camadas e apenas as janelas – de vidro. Os pneus, motor, chassi e assentos não serão feitos pela impressora 3D.
Além disso, para ajudar ainda mais no impacto ambiental causado pelos automóveis, o número de componentes de plástico instalados no veículo será reduzido de 2 mil para apenas 57. A empresa chinesa Polymaker, especializada em impressão 3D, tem um projeto para produzir esse tipo de veículo em apenas três dias, a partir de 2020.

VELOCIDADE DA INFORMAÇÃO

No mundo corporativo, as tendências de Telecom para os próximos anos são inúmeras. Indicam uma mudança de paradigma nas relações sociais e também nas organizações. Novas tecnologias vão impactar as corporações e trazer benefícios: 5G, IoT, software para gerir redes, aplicações e estratégias dos operadores e OTT (Over-The-Top), que vão moldar a forma como chegaremos a informação.
As inovações, como se pode ver, vão ser inúmeras. Serão transformações profundas. A tecnologia de transmissão de dados 5G vai ser até 1000 vezes mais rápida do que o 4G. Isso representa um upgrade de conectividade, numa hora em que se busca por dados ilimitados - o poder do 5G vai mudar as experiências sociais, levando a uma evolução das redes sociais e a um entretenimento mais imersivo.
Os celulares 5G não devem demorar a chegar, quem sabe até o início de 2019 eles já estejam sendo vendidos nos Estados Unidos. Mas, a tecnologia provavelmente só chegará ao Brasil depois de 2025.

MAIOR RAPIDEZ, MELHORES SERVIÇOS

A nova e rapidíssima transmissão de dados vai possibilitar um melhor aproveitamento do BYOD (Bring Your Own Device). A redução das distâncias e a velocidade das respostas vão aumentar a possibilidade de expansão da mobilidade telecom e a oferta de serviços direcionados para esse serviço.
Mais e mais pessoas trarão o seu próprio celular para o universo corporativo, o que exigirá que as empresas tracem estratégias de implantação adequadas e políticas de uso seguro.
Paralelamente, a telefonia digital será super utilizada. Com a rapidez 5G, a telefonia IP e o VoIP (Voz Sobre o Protocolo de Internet), que permitem transformar uma chamada telefônica em sinais digitais para serem transmitidos pela internet, facilitarão a troca de informações e transformarão, definitivamente, o celular em um instrumento indispensável na vida das empresas.
Na prática, será impossível sobreviver no futuro sem se adequar às novas formas de integração dos diversos setores da empresa e criar canais diretos com os clientes.
Se você quer se planejar para estar à frente da concorrência, a Spring Telecom já está trabalhando no futuro. Fale com um dos nossos consultores e saiba como aproveitar as melhores vantagens da mobilidade corporativa agora.

WhatsApp (11) 93023-8494