12 tecnologias mais importantes para os negócios em 2022.

Estar atento às principais novidades é dever de qualquer gestor que esteja em busca de tornar-se cada vez mais competitivo.

Na área de tecnologia, diariamente somos bombardeados com novas soluções, algumas práticas e facilmente aplicáveis, outras, parecem estar distantes demais para nos preocuparmos no momento.

Por isso, hoje vamos trazer 12 importantes tecnologias para os negócios em 2022, possibilitando que empresas embarquem de vez na transformação digital.

- Hiper Automação:

A principal vantagem oferecida pela automatização é sem dúvida a unificação e melhoria de processos.

O resultado é repleto de benefícios:

Agilidade.
Eficácia.
Eficiência.
Produtividade.

Sem contar que possibilita a otimização, tornando as empresas mais enxutas.

- Inteligência Artificial:

A IA é uma solução que consegue mapear situações de forma prévia, podendo agir de forma rápida, com precisão e consequentemente resolver mais problemas.

Tudo isso de forma automática. Esse tipo de tecnologia ainda conta com a capacidade de aprender com o ambiente e desenvolver respostas imediatas com base em padrões de comportamento.

Um bom exemplo de aplicação são os chatbots, que vamos falar logo abaixo.

- Chatbots:

Além de cortar custos com atendimentos, os chatbots têm um importante papel dentro das organizações nos dias de hoje.

Essa solução utiliza a Inteligência Artificial para mapear e criar interações otimizadas e formas mais inteligentes de interagir com o usuário, que poderá ter sua necessidade atendida a qualquer hora do dia.

Outro ponto interessante é que ele pode ser treinado e personalizado pela empresa, tornando a ferramenta uma extensão da comunicação e rosto da marca.

Mas, com tantas informações, é preciso pensar no nosso próximo item.

- Segurança e privacidade:

A cada dia, as informações dos clientes se tornam mais valiosas e é dever das empresas manter esses dados seguros contra criminosos.

Pensando nisso, outra forte tendência é a transparência nos processos que garantem o controle e a privacidade dos dados pessoais dos clientes e a capacidade das instituições em rastrear esses dados.

- Acessibilidade como prioridade:

É preciso garantir que documentos digitais, sites e aplicativos não apresentem barreiras de acesso e que possam ser interpretados pelos recursos de tecnologia assistiva: mouse e teclados adaptados, leitores de tela, etc.

- Aplicativos combináveis:

São aplicativos desenvolvidos a partir de componentes modulares centrados nos negócios. Eles facilitam o uso e reutilização do código, possibilitando a implementação de novos recursos de forma acelerada.

- Plataformas nativas da nuvem:

São tecnologias que permitem construir novas arquiteturas de aplicativos resilientes, elásticos e ágeis, permitindo respostas rápidas às mudanças digitais.

- Realidade estendida:

A realidade estendida engloba a Realidade Aumentada (VR), a Realidade Virtual (AR) e a Realidade Mista (MR).

Ela é capaz de oferecer experiências únicas aos usuários, que vão além da linha em que divide o mundo real das simulações.

- Inteligência de decisão:

Num mundo em constante evolução, é preciso tomar as melhores decisões de forma rápida e assertiva no menor tempo possível.

A inteligência de decisão pode apoiar e aprimorar a tomada de decisão humana e, potencialmente, automatizá-la por meio do uso de análises aumentadas, simulações e IA.

- Empresas distribuídas.

O trabalho remoto já faz parte da nossa realidade a algum tempo e isso, de certo modo, tem se tornado uma vantagem para algumas empresas.

De acordo com o Gartner, em 2023, 75% das empresas que adotam esse modelo de trabalho, onde as necessidades de funcionários e consumidores de forma remota, perceberão o crescimento de receita 25% mais rápido que os concorrentes.

- Sistemas Autônomos (AS)

São sistemas físicos ou de software autogerenciados que aprendem com seu ambiente e modificam dinamicamente seus próprios algoritmos em tempo real para otimizar seu comportamento em ecossistemas complexos e defender-se de contra-ataques sem intervenção humana.

- Experiência total:

A experiência total é uma estratégia de negócios que integra a experiência do funcionário, a experiência do cliente, a experiência do usuário e a multi experiência em vários pontos de contato para acelerar o crescimento da empresa.

As possibilidades são enormes, e é preciso escolher sabiamente o que se enquadra ou não no momento/fase do seu negócio.

É preciso estar pronto e atento para tirar o melhor proveito dessas soluções e mais importante que isso, é ter uma empresa preparada para essas mudanças.

Se você é um gestor interessado em buscar as melhores soluções para o negócio e quer deixar a “casa pronta” a Spring Telecom pode ajudar você.

Com a ajuda de nossos consultores, uma série de serviços e soluções poderão ser aplicadas ao dia a dia da empresa que ficará pronta para adotar as mais diversas tecnologias que a tornarão mais produtiva e mais competitiva.

Entre em contato conosco e se prepare para o futuro.